FOTOGRAFIA CESTOS

Atividades estão previstas para a próxima quinta-feira

O professor do curso de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Tadeu dos Santos, está promovendo a oficina “Arte na valorização da cultura indígena Kaingang do Paraná”. As atividades começaram na última semana, com as turmas do sexto ano do Colégio Estadual Parigot de Souza, de Mandaguaçu, e continuam, na próxima quinta-feira, dia 27.

O público-alvo são artesãos, estudantes e professores indígenas e não indígenas. Os encontros são remotos e proporcionam aos participantes conhecimentos sobre as culturas indígenas, especialmente, sobre a cultura Kaingang, e a reintrodução de processos de tingimento natural na produção da famosa cestaria produzida nas aldeias.

Segundo o professor Santos, “a proposta é reduzir o desconhecimento do público em geral e das novas gerações indígenas sobre as práticas culturais originárias. Isso pode ainda contribuir para a redução do preconceito em relação aos povos indígenas”.

Oficinas – As oficinas fazem parte do projeto de extensão “Arte e cultura indígena: interações estéticas e interculturais” da UEM. Em duas horas de conversa com o público-alvo, são apontados detalhes sobre as culturas indígenas no Paraná e os grupos são levados a visitar a exposição virtual, “Pioneiros Indígenas em Mariguã”. Também são apresentados registros fotográficos de atividades do projeto “Design e arte na valorização da cultura indígena Kaingang do Paraná”, em que é resumida a prática do uso da planta penú-vá-pé para o tingimento de fibras têxteis.

“São apresentadas imagens sobre o processo de tingimento, em encontros realizados anteriormente, no presencial, mostrando a experimentação feita com folhas secas da planta para produção de tinta. No final da oficina, um roda de conversa provoca debates sobre as impressões e processos vivenciados”, explica Tadeu Santos.

As oficinas têm o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Maringá (Semuc) e suporte de recursos do edital da Lei Aldir Blanc. As inscrições à oficina podem ser feitas mediante o preenchimento de um formulário, disponível neste link.