FEIRAO DO IMPOSTO 2021

A peça teatral “O Auto da Barca do Fisco” da UEM fala sobre os desafios do setor público no período da pandemia

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participará do Feirão do Imposto 2021, com uma palestra e a apresentação da peça de teatro “O Auto da Barca do Fisco em Tempos de Pandemia”. O Feirão, que tem a parceria do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM, está marcado para essa terça-feira (18).

O Feirão da Conaje é uma iniciativa que tem o objetivo de informar a população, de uma maneira mais simples, a respeito da alta carga tributária sobre os produtos no Brasil. A campanha existe desde 2002 e, atualmente, é realizada em vinte estados do país. No Paraná, cerca de 35 cidades participam do Feirão.

“Cabe a cada estado conseguir juntar o maior número de associações comerciais e movimentos jovens para potencializar ainda mais a comunicação da ação, seguindo as ideias e as diretrizes estabelecidas pela Conaje'', explica o coordenador estadual do Feirão de Impostos, Luciano Oliveira.

A UEM – A Universidade de Maringá contribuirá com uma palestra, que será ministrada pelo professor Marcílio Hubner de Miranda Neto, coordenador dos projetos de educação fiscal da UEM. O tema será “Educação Fiscal -  ​O despertar para uma tributação justa”. A fala do professor será seguida pela apresentação da peça de teatro “O Auto da Barca do Fisco em Tempos de Pandemia”, encenada pela Trupe Arte, Ética e Cidadania, também da UEM. A transmissão ocorrerá a partir das 19h30, desta terça (18), no canal do YouTube Amigos do Mudi.

“O tema deste ano do Feirão é ‘Pra Ser Justo’, que busca a reflexão acerca da necessidade de uma reforma tributária no Brasil, a qual, além de justa e eficiente, deve modernizar e diminuir as burocracias da arrecadação tributária no país. Esse tema é foco de um movimento liderado pela Endeavor Brasil, que defende a existência de certos pilares nos quais a reforma tributária deve se apoiar para que seja, de fato, justa”, anuncia o professor Marcílio.

As inscrições para a live do dia 18 são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link . Os inscritos receberão um certificado de 2 horas pela UEM. A realização é fruto de uma parceria da Conaje, da Faciap Jovem, do Observatório Social e do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) de Campo Mourão, do Sicredi e do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Mudi). O evento ainda conta com o apoio da Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), da Rede de Observatórios Sociais do Brasil, da Receita Estadual do Paraná, da Receita Federal do Brasil, do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), da Associação dos Amigos do Mudi (Amudi), da UEM FM, da UEM TV e do Students For Liberty Brasil.

Texto produzido em colaboração com as estagiárias da PEC/Mudi, Maria Eduarda de Souza Oliveira e Valéria Quaglio, alunas do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.