A 01 DiaMaes UEM 2021 Maria

Maria dos Anjos, 60, mãe de dois rapazes e uma moça, trabalha no Hospital Universitário há quase 31 anos

O Dia das Mães, comemorado hoje (9) e em todos os dias do ano, é uma data mágica! É um momento para reverenciar tantas mulheres que se desdobram cotidianamente para conciliar milhares de afazeres com o desafio de criar filhos que rapidamente se tornarão cidadãos do mundo. Como uma singela homenagem, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) faz esta reportagem para parabenizar todas as mamães da sua comunidade!

Desde o dia 15 de abril, o campo licença-maternidade está disponível no Currículo Lattes, conquista inédita após pedido protocolado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo grupo Parent in Science. “É o início de um longo caminho a percorrer para que a Academia tenha um olhar diferenciado para mães e pais que estão passando por esse período”, fala Gislaine Camila Lapasini Leal, professora da UEM e embaixadora do movimento. “No Brasil, temos poucas informações sobre o assunto e o Parent in Science tem atuado para levantá-las. A inclusão no Lattes representa um novo olhar sobre a maternidade na ciência”, completa Grasiele Scaramal Madrona, também docente da UEM e embaixadora.

Seja para quem pesquisa ou para quem desenvolve outras atividades, a jornada de uma mãe é geralmente dupla, quando não tripla, e trilhada com maestria. Por esse e tantos outros motivos, principalmente em tempos tão complicados e cheios de preocupações, é extremamente difícil explicar e sintetizar o que é ser mãe, ainda mais quando quem escreve este texto é um homem. Por isso, damos voz a quem de fato tem propriedade no assunto:

 

Adriane da Silva, 29 anos

Filhos: Nathielly, 10 anos, e Gabriel, 2 anos e 9 meses.

Onde moram: aldeia Pinhalzinho, em Tomazina (PR).

Perfil da mamãe: índia Guarani Nhandewa, é estudante do último ano de Pedagogia a distância pela UEM no polo presencial de Assaí (PR). Está representando todas as mães alunas e mães vestibulandas da UEM.

Para você, o que é ser mãe?

“É incrível, são sentimentos que se misturam… Ser indígena, universitária e mãe é difícil, só que não é impossível. As maiores forças para continuar a graduação são meus filhos, porque são tudo para mim! Nós, indígenas mães, ao mesmo tempo que queremos que nossas crianças conheçam o mundo, procuramos protegê-las. Faço de tudo para que sejam felizes”.

 

DiaMaes UEM 2021 Adriane

Adriane entre os filhos Nathielly e Gabriel; eles são índios Guarani Nhandewa

 

Aline Cantarotti, 42 anos

Filhos: Luísa, 8 anos, e Lucas, 1 ano e 10 meses.

Onde moram: Maringá (PR).

Perfil da mamãe: é professora do Departamento de Letras Modernas (DLM). Está representando todas as mães do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da UEM.

Para você, o que é ser mãe?

“Como mãe, conheci o maior amor do mundo, diferente de tudo que conhecia. Descobri o desapego, a ausência do medo… só não do medo de estar ausente para eles. É querer tirar a dor de um filho com as mãos. É a felicidade de aconchegá-los, abraçá-los… e, como mágica, eles adormecerem. É tentar ser exemplo. É querer que sejam felizes, cheios de amor”.

 

DiaMaes UEM 2021 Aline

Luísa faz pose enquanto o pequeno Lucas ganha o colinho da Aline

 

Carina Gisele Costa Bispo, 42 anos

Filhos: João Gabriel, 3 anos, e Manuela, 1 ano e 10 meses.

Onde moram: Maringá (PR).

Perfil da mamãe: é professora do Departamento de Odontologia (DOD). Está representando todas as mães do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEM.

Para você, o que é ser mãe?

“Ser mãe é a tarefa mais importante e incrível que já desempenhei na vida. É amor elevado ao máximo nível e doação incondicional. É a plenitude de sentir meu coração, finalmente, completo”.

 

DiaMaes UEM 2021 Carina

João Gabriel e Manuela dividindo a atenção e todo o carinho da Carina

 

Gisele de Freitas Gauze Bandoch, 39 anos

Filhos: Manuela, 9 anos, e Felipe, 4 anos.

Onde moram: Maringá (PR).

Perfil da mamãe: é professora do Departamento de Química (DQI) e coordenadora da graduação em Química. Está representando todas as mães do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEM.

Para você, o que é ser mãe?

“Ser mãe é querer se tornar uma pessoa melhor a cada dia, é estar disposta a aprender o tempo todo com alguém que sabe menos do que você sobre a vida, mas muito mais do que você sobre as coisas que vêm do coração. É amar incondicionalmente, e ser grata por receber todos os dias o beijo mais doce, o abraço mais aconchegante e o sorriso mais sincero”.

 

DiaMaes UEM 2021 Gisele

Em sintonia e em meio a flores, os sorrisos de Manuela, Gisele e Felipe

 

Juliana Vanessa Colombo Martins Perles, 44 anos

Filhas: Maria Clara, 7 anos, e Ana Julia, 3 anos.

Onde moram: Maringá (PR).

Perfil da mamãe: é professora do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM). Está representando todas as mães do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEM.

Para você, o que é ser mãe?

“É vivenciar uma explosão de sentimentos antagônicos: se sentir incompetente, porém mais capacitada para entender as necessidades do filho; sentir medo, todavia, não hesitar ao enfrentar dificuldades para fazer um futuro melhor. É a jornada mais cansativa e desafiadora, entretanto a mais prazerosa. É viver de forma simples o fenômeno de amar sem limite”.

 

DiaMaes UEM 2021 Juliana

Ana Julia (à esq.), Maria Clara e Juliana no câmpus sede da UEM, há 3 anos

 

Keila de Souza Silva, 38 anos

Filhos: Pietro, 4 anos, e Cauã, 5 meses.

Onde moram: Umuarama (PR).

Perfil da mamãe: é professora do Departamento de Tecnologia (DTC) e coordenadora do Programa de Preceptoria. Está representando todas as mães do Centro de Tecnologia (CTC) e dos câmpus regionais da UEM.

Para você, o que é ser mãe?

“Ser mãe é descobrir um amor nunca antes experimentado, mergulhar num abismo desconhecido de sentimentos, experimentar a mais profunda conexão consigo mesmo, crescer em cada fase de desenvolvimento deles e entender que você não tem e nunca teve controle sobre a vida – e morrer de medo por isso”.

 

DiaMaes UEM 2021 Keila site

Keila Silva, de Umuarama, em passeio com os filhos Pietro e Cauã (bebê)

 

Marguit Neumann, 40 anos

Filho: Guilherme Henrique, 2 anos recém-completados.

Onde moram: Maringá (PR).

Perfil da mamãe: é chefe-adjunta e professora do Departamento de Ciências Contábeis (DCC). Está representando todas as mães do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) da UEM.

Para você, o que é ser mãe?

“É o momento mais incrível da minha vida, quando conheci o real sentido do amor. Foi uma surpresa muito grande e indescritível, mas é o melhor de tudo que posso contar da minha vida. Ser mãe não é sobre ser a melhor ou a mais perfeita, mas sim aquela que conforta, abraça, beija, brinca, faz bagunça e segura a mão na hora de dormir. Enfim, é ser amor!”.

 

DiaMaes UEM 2021 Marguit

Guilherme, que fez 2 anos há 20 dias, curte dia de sol com a mãe Marguit

 

Maria dos Anjos de Souza Lino, 60 anos

Filhos: Ana Flávia, 27 anos, Almir José, 24 anos, e Eduardo José, 22 anos.

Onde moram: Maringá (PR), e Ana Flávia em Ponta Grossa (PR).

Perfil da mamãe (foto dela no início da reportagem): é técnica administrativa na Diretoria de Farmácia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Está representando todas as mães técnicas administrativas do HUM e da UEM.

Para você, o que é ser mãe?

“Ser mãe é ter um coração fora do peito e descobrir que quanto mais se ama, mais amor cabe ali dentro. De tudo que já fiz na minha vida, o que mais me orgulha são os meus três filhos, porque eles são verdadeiramente a razão do meu viver”.

 

DiaMaes UEM 2021 Maria

Almir (à esq.), Ana e Eduardo, filhos de Maria, com a cachorrinha Maria Alice

 

Sueyde Fernandes de Oliveira Braghin, 34 anos

Filha: Maria Eduarda, 2 anos e 11 meses.

Onde moram: Maringá (PR).

Perfil da mamãe: é professora do Departamento de Agronomia (DAG). Está representando todas as mães do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEM.

Para você, o que é ser mãe?

“Ser mãe me desafia a ser melhor a cada dia, para que eu seja um exemplo a seguir e confiar! É impressionante e compreensível como um ser tão pequeno pode nos ensinar tantas coisas, pois o amor que sentimos é inexplicável! A maternidade tem muitos momentos difíceis, porém é recompensador ver a evolução dela com novos aprendizados e descobertas”.

 

DiaMaes UEM 2021 Sueyde

Duda, que fará 3 anos semana que vem, em abraço apertado com Sueyde