enape

Evento será realizado de forma remota, por meio do YouTube

O I Enape, Encontro de Avaliação em Perspectiva, é aberto a todos os interessados em discutir a avaliação no contexto do Ensino Remoto, em conhecer instrumentos aliados que ajudam nesse processo e ainda debater questões como ética, conceitos gerais sobre avaliação e elaborações de itens para testes. O evento é gratuito e será realizado de forma remota entre os dias 27 e 30 de abril.

O objetivo do Enape é refletir sobre o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem explorando as temáticas pertinentes a esse tema. A iniciativa do Encontro ocorreu a partir de um convite da profa. Josimayre Novelli, diretora da Nead, ao grupo de pesquisa Avaliação e Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. “Discutir sobre avaliação e pensar nas diferentes concepções avaliativas são questões imprescindíveis para o processo de ensino e aprendizagem. Com a pandemia, as avaliações passaram a ocorrer de forma on-line e evidenciou-se ainda mais a necessidade de discutirmos sobre essa temática como parte integrante da formação docente continuada. A avalição não pode ser vista como um fim em si mesma, como produto, mas sim, como um processo de aprendizagem. Nesse sentido, o Nead, em parceria com pesquisadores da UEL, oportunizará que essas reflexões e aprendizagens ocorram”, afirma a diretora. 

O evento é destinado a toda comunidade, interna e externa, interessada em discutir o processo de avaliação. Para participar é só acessar o link e realizar a inscrição, que é gratuita. O prazo para participar termina no dia 26 de abril. O encontro será realizado em quatro dias e terá dois encontros por dia, com duração média de 1h cada um. 

A plataforma de transmissão utilizada será o YouTube e o Moodle como ambiente de suporte ao curso. Os participantes receberão certificado de 10h acadêmicas.