2021 02 21 PAS 2020 3444Candidato deverá portar uma máscara reserva que será trocada após 2 horas de início da prova

A Comissão Central do Vestibular da UEM (CVU) publicou as normas de biossegurança para a prevenção do contágio do novo coronavírus, que devem ser seguidas nos dias das aplicações das provas do Vestibular 2020, nos dias 23 e 24 de maio. A confirmação dos locais de provas estará disponível a partir do dia 23 de abril no site do CVU.

Segundo a Presidente da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, serão observadas e respeitadas as normas e as orientações das medidas preventivas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da Covid-19 que estão descritas na Resolução Sesa n.º 632/2020 e Notas Orientativas Sesa.

Uma das medidas é quanto ao horário da entrada dos candidatos nos locais de prova que, para evitar aglomerações, foi ampliado para o horário de 13h às 13h50. Outra medida foi quanto a ocupação das salas que será de 50% para ser mantido o distanciamento de 1,5m entre os candidatos; também será disponibilizado álcool 70% em gel nas dependências dos locais de aplicação das provas; o candidato deverá levar sua própria garrafinha de água transparente, pois não será permitido o uso de bebedouros, como também não será permitido o consumo de alimentos.

O protocolo ainda prevê a obrigatoriedade da utilização de máscara durante todo o tempo em que o candidato permanecer na instituição. Ele deverá portar uma máscara reserva que será trocada após 2 horas de início da prova. A mesma medida deverá ser feita pela equipe de fiscalização, que também usará a face shield.

O candidato que apresentar algum sintoma de Covid-19: febre, tosse seca, dificuldade para respirar, dor de garganta, diarreia, anosmia (incapacidade de sentir odores) ou hiposmia (diminuição do olfato), mialgia (dores musculares, dores no corpo), cansaço ou fadiga; ou que reconhecidamente teve contato com caso suspeito ou confirmado de infecção por coronavírus, não deverá comparecer ao local de prova.