Semana Nacional do Cerebro 2021.docx

Mudi contribui com transmissões on-line de palestras e mesas-redondas

O Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM), promoverá diversas ações para comemorar a Semana Nacional do Cérebro (SNC). A iniciativa tem como objetivo a divulgação dos estudos e conhecimentos sobre o cérebro, por meio de atividades realizadas por centros e museus de ciências, universidades e institutos de pesquisa.

No meses de março, ocorre a Semana Internacional do Cérebro promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives, que reúne cerca de 117 países, incluindo o Brasil. Por aqui, a organização fica a cargo da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). A UEM participa da programação desde 2012.

Este ano, devido à pandemia do Coronavírus, as contribuições da Universidade ocorrerão no formato de lives. Serão palestras e mesas-redondas transmitidas pelo canal dos Amigos do Mudi, no YouTube. Nelas, professores, pesquisadores e artistas vão debater e buscar conscientizar a população sobre a importância da relação harmoniosa entre cérebro e natureza, pautada pela ética como pilar para uma vida com qualidade.

Programação – Quarta-feira, dia 10 de março, ocorre a mesa-redonda “Trabalho e Felicidade: o que a neurociência tem a nos dizer?”, ministrada pelas professoras Débora de Mello Sant’Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, e Linnyer Beatrys, do Departamento de Informática (DIN/UEM).

Já no dia 16, a professora Silvana Regina de Mello, do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM/UEM), abordará o tema “Estresse de Restrição: o que podemos aprender com os animais?”, a partir das 9h55 da manhã. Em seguida, às 11h05, a professora Sônia Trannin de Mello, também do DCM/UEM, terá uma conversa sobre dois vídeos publicados no canal da Amudi: “Disbiose, probióticos e prebióticos” e “Sono na menopausa''. “É interessante que as pessoas assistam ao material previamente”, alerta a pesquisadora.

No dia 17, é a vez da mesa-redonda “Ritmos biológicos em tempos de pandemia: o que fazer para reduzir o stress em casa, no trabalho e na escola?”, com os professores Marcílio Hubner e Débora Sant’Ana, e a presidente da Associação dos Amigos do Mudi, Isabel Chagas. E, no dia 31 de março, será realizada a palestra show “Cérebro, ética e qualidade de vida no ambiente de trabalho durante a após a pandemia”, com o professor Marcílio e a participação do Grupo Abaecatu. “Toda essa programação também integra a Oficina de Formação: Ética, qualidade de vida e felicidade no ambiente de trabalho em tempos de pandemia”, anuncia o professor.

Programação paralela – O coordenador do Mudi ainda chama atenção para a palestra internacional do dia 11 de março. É a “Conferência Show: Neuroética, Ciudadania y Medio Ambiente”, ministrada em espanhol pelo professor Marcílio junto com o Grupo Abaecatu. “Além de fazer parte da Semana Nacional do Cérebro, a palestra dará início ao Seminário Internacional de Educação Fiscal, promovido pelo Mudi em parceria com Programa Nacional de Educação Fiscal e o Serviço de Administração de Rendas de Honduras”, esclarece o professor Hubner.

Tanto a Oficina quanto o Seminário são abertos ao público e com inscrições gratuitas. Além disso, haverá a emissão de certificados de participação pela UEM. Toda a programação ficará disponível para ser assistida no canal dos Amigos do Mudi.

Texto produzido em colaboração com as estagiárias da PEC/Mudi, Maria Eduarda Oliveira e Valéria Quaglio, alunas do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.