o dialogo final

O direito foi cedido pela autora do livro ‘O diálogo final’, que iniciou sua carreira na trupe

O Teatro Universitário de Maringá (TUM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu a concessão de direitos para montar a peça do livro ‘O diálogo final’, de autoria de Vanessa Curty.

A permissão foi cedida pela autora, antes mesmo do lançamento do livro, que será feito neste sábado (06), às 15h, via plataforma Zoom. “Tenho um carinho enorme pelo TUM, onde iniciei no teatro, em 1995, como atriz, por esse motivo decidi ceder os direitos para montagem da peça”, explica Curty.

Pedro Ochoa, do Departamento de Cultura (DCU) da UEM e o fundador do TUM, o professor aposentado Eduardo Fernando Montagnari, participarão da live de lançamento.

Os ingressos para a live podem ser adquiridos aqui.

Sobre a obra

“O diálogo final” é uma dramaturgia de 78 páginas publicada pela editora Giostri, de São Paulo.

Na obra, ocorre a preparação de um espetáculo teatral que conta a história de amor mal resolvida entre Isabel e Pedro.

Pedro também é o nome do ator que encarna o protagonista da peça, que a partir dos ensaios, é redigida por Beatriz, com quem o ator teve uma relação.

Afinal, a peça ensaiada espelha exatamente a pregressa relação entre o ator e a dramaturga.

Mas uma dançarina famosa, amiga de Pedro, que irá assistir ao espetáculo adensa os conflitos trazidos em cena, pois ela é justamente a pivô da separação encenada.

Conforme o jogo metateatral se estabelece, várias realidades se revelam: as dificuldades de comunicação nas relações interpessoais, os preconceitos para com a classe artística, os dramas vividos por uma pequena companhia de teatro, a vaidade e as intrigas próprias do meio teatral.

Essa é uma comédia para oito atores em que diferentes eixos discursivos se cruzam.

Como que seguindo o impulso da improvisação do jazz, a peça trata de temas como o amor e o fazer teatral.

Sobre a autora

Vanessa Curty é professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2004 e docente do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica da instituição, onde trabalha com disciplinas ligadas à dramaturgia e à escrita teatral.