CAE UEM municipios 2021

O apoio será oferecido a partir de eixos temáticos, com a participação de diferentes cursos e programas da UEM

A Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE), da Universidade Estadual de Maringá (CAE/UEM), realizou um evento on-line, na noite desta quinta-feira (18), para anunciar os projetos que serão realizados no ano de 2021 por meio do “Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná".

Além de representantes das secretarias e núcleos de educação, o encontro, que contabilizou mais de mil visualizações, reuniu diversas autoridades da UEM: o vice-reitor, Ricardo Dias; o chefe de Gabinete da reitoria, Alessandro Santos da Rocha; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora de Mello Sant’ Ana; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) Geovanio Rossato; o diretor de extensão, Breno Oliveira; o diretor de cultura, Rael Toffolo; a coordenadora da CAE e anfitriã da noite, Sandra Regina D’Antonio; e coordenadora do Projeto, Alessandra Wihby.

debora e rael caeAs atividades tiveram início com a apresentação dos corais e da orquestra da UEM, que interpretaram a canção “Canta, Canta Mais”, de Tom Jobim. Logo após, o professor Rael Toffolo fez seus agradecimentos e se apresentou como um dos participantes do Grupo Multidisciplinar, representante da área da cultura e se mostrou muito empolgado. “Cultura não se resume somente a arte. A gente tem que entender o que é a cultura de cada um dos indivíduos e de toda essa diversidade que vai fazer parte deste grande projeto”.

Extensão – O diretor de extensão Breno Oliveira, o diretor do CCH, Geovanio Rossato, e o chefe de gabinete, Alessandro Santos da Rocha, reforçaram a importância da aproximação da universidade com a comunidade externa, por meio da extensão, que está se tornando um braço muito importante do ensino. Também ressaltaram que a UEM está de portas abertas para atender às demandas das secretarias de ensino. Nas palavras de Breno Oliveira, esses projetos ajudam a “levar a universidade para fora dos muros que a limitam.”

O vice-reitor ressaltou a importância da universidade na oferta de serviços à população. “Como a universidade pública é financiada com recursos públicos, temos o compromisso e a obrigação de prestar atendimento à população, mesmo em um período de tremenda dificuldade financeira, nós não medimos esforços para qualificar nossa rede de ensino”, garantiu Ricardo Dias.

sandra e ricardo caeA Coordenadoria – A coordenadora da CAE, Sandra Regina D’Antonio, ressaltou que o projeto é feito por muitos. Agradeceu o apoio de todos e explicou a função da CAE e do Grupo Multidisciplinar. “A CAE existe há 29 anos e tem como objetivo ser a ponte entre a universidade e a educação básica, estimulando, propondo, articulando, assessorando e disseminando os projetos e propostas de formação continuada, que entendam às necessidades das secretarias municipais de educação do Paraná e, também, dos núcleos regionais”. A professora terminou a fala citando Paulo Freire: “A educação é um ato de amor e coragem”.

Em seguida, a coordenadora do Grupo, Alessandra Wihby, apresentou parte da equipe, anunciando os professores que coordenam cada um dos eixos do projeto de assessoria da CAE. Os docentes falaram um pouco sobre a participação. São eles:

Eixo da História: Isabel Cristina;

Eixo das Artes: André Rosa;

Eixo da Educação física: Marcus Vinicius Francisco;

Eixo da Geografia: Leia Andrade;

Eixo da Matemática: Sandra Regina D’ Antonio Verrengia;

Eixo de Gestão escolar: Eliana Navarro Koepsel;

Eixo da Psicologia educacional - Educação infantil: Adriana Franco;

Eixo da Psicologia educacional - Anos iniciais: Silvana Tuleski;

Eixo da Educação especial: Fernando Wolff Mendonça;

Eixo da Tecnologia aplicada à educação: Luciana Martimiano;

Eixo da Educação social - infância e adolescência: Paula Marçal Natali;

Eixo das Neurociências aplicadas à Educação: Débora Sant’ Ana;

Eixo da Cultura: Rael Toffolo;

Eixo da Saúde Mental: Cristiane Miller Calazans.

Ao final das apresentações, a coordenadora disse que já nesta sexta (19), o Grupo se reuniria com “as secretarias dos treze municípios inscritos até o momento para conversarem sobre as demandas de cada um. E, no mais tardar, a equipe iniciará, oficialmente, suas atividades até a segunda semana de março”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Sant’ Ana, comemorou o início das ações do Grupo. “Encerramos essa live de lançamento do projeto da CAE, sabendo que ele é de grande impacto para a nossa sociedade e um desafio para a os participantes, para a PEC e para a UEM. Estou muito orgulhosa desta equipe. Convido a todos para que assistam a live e vejam se podem contribuir com esta iniciativa maravilhosa, que trará apoio para muitos municípios do Paraná”, comemorou a pró-reitora.

Texto produzido em colaboração com a estagiária da PEC, Lorena Moura, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.