UEM e Sesp

Pesquisa identificou quais são as práticas desportivas de maior interesse das crianças de 6 a 11 anos

Informações apuradas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) sobre quais são as práticas desportivas mais desejadas pelas crianças dos bairros periféricos da cidade poderão ser utilizadas pela Prefeitura Municipal para o incremento de políticas públicas na área de esportes e lazer.

Os dados do estudo estão reunidos no projeto de pesquisa “Projetos sociais esportivos em territórios de vulnerabilidade social”, sob a coordenação do professor Giuliano Pimentel, do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM, também pesquisador da Rede Cedes (Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer), criada em 2003 pelo Ministério do Esporte.

Membros da equipe estiveram com o secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Robson Xavier, que junto com diretores da pasta receberam e discutiram as informações da pesquisa.

Conforme Pimentel, o conhecimento do que fazem e do que desejam praticar as crianças de 6 a 11 anos, moradoras nas regiões periféricas de Maringá, é um indicador inédito para o município. Entre os dados, chama atenção que as praças se tornaram o principal lugar de lazer infantil, o que corresponde ao investimento público nesses equipamentos nos últimos anos. Natação, futebol e dança são as práticas que as crianças têm mais interesse.

O secretário disse que a Sesp irá trabalhar com o material para avaliar e incrementar políticas públicas. Xavier considera que há cenário positivo para que a UEM e a Secretaria estabeleçam um convênio amplo, abrangendo desde pesquisas até estágios.

A pesquisa foi financiada com recursos federais, por meio de edital da Rede Cedes, agregando, além da UEM, as universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), de Londrina (UEL), e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), incluindo a do câmpus Litoral, em Matinhos, em um conjunto de estudos que afetarão diretamente as políticas públicas de esporte do Estado.