WhatsApp Image 2021 02 11 at 11.23.51 1232x821 site

Hussein Bakri (foto) ouviu as principais demandas das universidades e mostrou disposição em ser interlocutor nas reivindicações apresentadas

O reitor da UEM, Julio César Damasceno, participou, ontem (10/2), em Ponta Grossa, de uma reunião com o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O encontro foi promovido pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e contou com a participação da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), e de lideranças políticas locais, além da presidente da Associação, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, atual reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, e demais reitores das universidades públicas do Paraná que integram a Apiesp. O grupo apresentou ao deputado algumas demandas das instituições.

“Tratamos de temas específicos que dependem de tramitação na Alep, como a lei de inovações, a lei que regulamenta as fundações e a lei de cargos e salários. Apresentamos dados e informações que, acredito, irão contribuir para enriquecimento do debate”, resume Damasceno.

WhatsApp Image 2021 02 11 at 11.23.51 1 site site

Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, participou do encontro

O deputado Hussein Bakri ressaltou a importância da lei de cargos e salários, além dos projetos de lei de inovação e fundações, discutidos na reunião. “São leis importantes para o bom funcionamento das universidades e que vão facilitar parcerias para o desenvolvimento das instituições”, afirma o parlamentar, colocando-se como interlocutor deste debate na Alep. “Eu também me coloquei à disposição de todas as universidades para intermediar a liberação de recursos”, continua.

“Tivemos uma conversa de planejamento de ações futuras, tanto nas universidades quanto em relação as legislações que se referem às universidades e que estão na assembleia”, reforça o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto.

WhatsApp Image 2021 02 11 at 11.27.54 site

Julio Damasceno, da UEM, destaca a necessidade de "alinhamento com a casa legislativa"

O reitor da UEM destaca a necessidade de constante contato entre as instituições de ensino superior e o governo. “Nós temos que ter um alinhamento constante com a casa legislativa e como o deputado é líder do governo, a condição que ele tem para nos auxiliar com nossas pautas é significativa”, complementa.

A presidente da Apiesp declarou que as “nossas universidades são um apoio muito grande ao governo do estado e queremos reiterar nossa disposição”.

“Nós temos uma série de agendas das universidades que passam pela Assembleia Legislativa e o deputado Hussein é uma das forças na Alep que sempre está colaborando com a comunidade universitária”, reforça o reitor Sérgio Carvalho, da Universidade Estadual de Londrina.

Galeria de fotos da reunião