2021 02 10 Reunião Forum Maringaense de Mulheres 3015

Estrutura do Nead ajudará na oferta do curso que é  uma ação conjunta  da Secretaria Municipal da Mulher, OAB e Fórum Maringaense de Mulheres

Galeria de fotos

A reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou, na manhã de hoje (10), de uma reunião com representantes do Fórum Maringaense de Mulheres e com a Secretária Municipal da Mulher, Terezinha Pereira, com o objetivo de estabelecer parceria em cursos de qualificação aos trabalhadores do setor público que atuam na rede de atendimento às mulheres, na cidade de Maringá.

Para a coordenadora do Nudisex, Eliane Rose Maio, essa parceria tende a agregar tanto na diminuição de feminicídios quanto no número de casos de crianças abusadas e violentadas sexualmente. Ainda de acordo com Eliane, além da igualdade de gênero, o curso visa levar à população maringaense todo o conhecimento e estudo necessário na área de acolhimento às mulheres como forma de prevenção.

“A universidade tem se esforçado para participar cada vez mais dessa luta, que também é da sociedade como um todo. A UEM conta, por exemplo, com o Núcleo Maria da Penha (Numape), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex), e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab) e agora, esse novo curso, que vem ao encontro com nossos propósitos, pode ser agregado como curso de extensão,” justifica o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva.

O curso será viabilizado pela UEM por meio do Núcleo de Estudos a Distância (Nead), sendo dividido em cinco módulos abordando temas como políticas públicas para mulheres, cidadania e direitos das mulheres LBT, estudos sobre gêneros, feminicídio, violência sexual, entre outros.

Participaram da reunião membros do Fórum Maringaense de Mulheres, Comissão de Enfrentamento à Violência de Gênero (Cevige OAB-PR), Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (AMLGBT), ONG Maria do Ingá Direitos da Mulher, o Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques e a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero OAB, subseção de Maringá.