PPA inscreve

Portadores de diploma de curso superior ou que irão se graduar antes da matrícula para esta pós-graduação poderão se candidatar, na condição de aluno não regular, aos cursos de mestrado e doutorado em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para ingresso no primeiro semestre de 2021.

Nos dois casos, o prazo para se inscrever será de 1º a 15 de fevereiro, com resultado sobre a homologação das inscrições previsto para 17 de fevereiro; aplicação da entrevista online de 22 a 26 de fevereiro; publicação do resultado final da classificação no dia 1º de março; e matrícula, para a primeira chamada, nos dias 8 e 9 de março, e de suplentes, se houver, no dia 10 de março. As aulas começarão no dia 22 de março.

Ao acessar o formulário de inscrição eletrônico (disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Administração/PPA), tanto o candidato ao mestrado quanto para o doutorado deverá ficar atento para fazer a opção correta sobre o tipo de inscrição que estará efetuando, devendo acessar o link “Não-Regular”, visto que há outras modalidades de inscrição no sistema.

As inscrições serão aceitas pela Internet, sendo obrigatório o envio pelo e-mail sec-ppa@uem.br da documentação exigida. O e-mail deverá ser encaminhado até às 23h59 do dia 15 de fevereiro.

Uma cópia simples dos documentos físicos (desde a inscrição até a matrícula), deverá ser encaminhada via Sedex em data a ser divulgada no edital final, somente se o candidato for aprovado no final de todo o processo seletivo.

Nesta fase, será conferida e confrontada a legitimidade de toda a documentação com o arquivo escaneado e enviado no período das inscrições.

Indígenas e negros

Das vagas oferecidas neste processo seletivo, 20% serão reservadas para pessoas negras e indígenas em cada linha de pesquisa e 80% destinados à ampla concorrência.

Consideram-se pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas os candidatos e candidatas autodeclarados nesta condição étnico-racial, que deverá ocorrer por meio do envio de documento de Autodeclaração ser preenchido no anexo II de cada edital (mestrado e doutorado), conforme os quesitos cor/raça/etnia utilizados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para candidatos indígenas, a Autodeclaração deverá ser acompanhada da cópia do Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Índios (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena, assinada por liderança local.

Para os candidatos que se autodeclarem negros, essa condição poderá ser confirmada, de acordo com a Portaria Normativa 04/2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Outras informações pelo e-mail do PPA ou site