2020 12 18 Colacao de Grau On Line 2100São acadêmicos da turma de 2019 que tiveram as colações suspensas por conta da pandemia e agora passaram para o rol dos 74.703 graduados em cinco décadas de história da Universidade

Galeria de fotos

Com transmissão ao vivo pelo canal da TV UEM no YouTube, a UEM realizou, nesta sexta-feira à noite (18/12), a colação de grau dos formandos 2019 dos Câmpus Regionais do Arenito, em Cidade Gaúcha, de Umuarama e de Cianorte. São 132 acadêmicos que tiveram as colações suspensas no mês de março, por conta da pandemia da covid-19, e que receberam a outorga de grau nesta cerimônia virtual e assim passaram a compor a extensa lista de 74.703 profissionais formados pela Universidade Estadual de Maringá.

A cerimônia foi transmita a partir do estúdio da Kandyany Eventos, em Maringá, com a presença do reitor em exercício, Ricardo Dias Silva, que presidiu a solenidade. Após a outorga coletiva de grau ele saudou os novos profissionais, destacando que a formatura remota foi uma opção possível e viável diante de uma situação de excepcionalidade que impede a aglomeração de pessoas.

2020 12 18 Colacao de Grau On Line 2065

Momento da outorga de grau aos formandos

Na ocasião ele também falou do papel estratégico da UEM no desenvolvimento regional e relembrou algumas ações da Universidade ao longo de 2020, evidenciando a forte contribuição da instituição no combate à pandemia. E lamentou a redução drástica de recursos em pesquisa, a despeito do desempenho comprovado dos cientistas, e também  os constantes ataques à autonomia universitária e aos direitos dos servidores.

Em uma menção especial ao momento atual, que segundo disse é um dos mais críticos, o reitor em exercício pediu uma reverência às famílias que perderam seus entes na luta contra a covid-19.

Falando diretamente aos formandos, disse que a UEM se orgulha de cada um e pediu que eles também tivessem orgulho da instituição que os acolheram. “Orgulhem-se dos caminhos que trilharam e agradeçam às pessoas que os ajudaram nesta jornada. Juntos seguiremos lutando por uma sociedade mais justa”, finalizou.

Mesa de Honra

A mesa de honra também contou com as presenças da diretora do Câmpus Regional de Cianorte, professora Anelise Guadagnin Dalberto, do diretor do Câmpus Regional do Arenito, professor Marcelo Alessandro Araújo, e do diretor do Câmpus Regional de Umuarama, professor Ricardo Tartari. Além dos paraninfos dos três câmpus, os professores Reny Adilmar Prestes Lopes (Arenito), Leandro Vanalli (Umuarama) e Alessandro Santos da Rocha (Cianorte).

2020 12 18 Colacao de Grau On Line 2125

Reny Adilmar Prestes Lopes aconselha seus "afilhados" a não alimentarem o preconceito ou terem o pensamento estreito e fixo

Reny Adilmar Prestes Lopes foi o primeiro dos paraninfos a discursar. Aconselhou os novos profissionais a investirem na capacitação, a manterem o equilíbrio emocional que, segundo destacou, é uma das principais exigências do mercado de trabalho hoje, a focarem na formação socioambiental e a cuidarem da própria saúde mental e espiritual.

O paraninfo escolhido pelos formandos do Câmpus do Arenito finalizou o discurso chamando a atenção para a responsabilidade dos neograduados quanto ao destino das novas gerações. “Equacionar o futuro da humanidade como espécie não é uma tarefa fácil. Não alimentem o preconceito e nem tenham um pensamento estreito e fixo”, aconselhou ele.

2020 12 18 Colacao de Grau On Line 2139

Leandro Vanalli destaca valores como ética, bom senso, seriedade e lealdade na atuação pessoal e profissional

Leandro Vanalli enfatizou sobre a importância da doação e da busca constante do bem comum no exercício profissional, jornada que também irá exigir dos novos profissionais a necessidade de tomar decisões e a se responsabilizar pelas mesmas, que trarão em seu bojo sempre os ônus e bônus. Para além disso, as decisões não podem ser pautadas, exclusivamente, no benefício próprio, de acordo com o  paraninfo dos formandos do Câmpus de Umuarama. Ele  ainda destacou a necessidade de investimento na capacitação profissional e na busca do melhor para a formação e encerrou o discurso chamando os neograduados a atuarem “profissionalmente e pessoalmente com ética, bom senso, seriedade e lealdade”.

2020 12 18 Colacao de Grau On Line 2154

Alessandro Santos da Rocha dá um tom político ao discurso proferido como paraninfo dos formandos de Cianorte

Fechando os discursos, o paraninfo dos formandos do Câmpus de Cianorte, Alessandro Santos da Rocha, atual chefe de Gabinete da UEM, citou Simone de Beauvoir dizendo que “todas as vitórias ocultam uma abdicação”.  Destacando que durante a vida universitária os, agora, graduados tiveram que abdicar de várias coisas, por outro lado adquiriram conhecimentos. “Estou certo que aprenderam, sobretudo, o valor da ciência, o que considero uma vitória”, disse.

A partir daí a fala do paraninfo ganhou tons mais fortes. “Que esse conhecimento sirva para que não cometam erros crassos, a exemplo de desacreditar nas comprovações científicas ou de defenderem o indefensável”, pontuou. “Nossa sociedade”, continuou o paraninfo, “precisa de pessoas que não propalem o achismo e muito menos que incentivem a ignorância”.

Lembrando aos novos profissionais que a educação superior que receberam os tornam comprometidos a fazerem mais em uma sociedade carente de direção, Alessandro disse ainda que “não precisamos de mitos, mas de heróis do cotidiano, que transformam a realidade, tendo em mente uma sociedade mais justa e igualitária”. E teceu críticas aos governantes que não reconhecem o poder da educação.

Em uma mensagem final a todos os 132 neograduados, chamou-os a serem conscientes do dever que os aguarda nesta nova sociedade. “Acreditem que a gentileza vencerá a estupidez, que a sabedoria vencerá a ignorância e que o amor vencerá o ódio. Essa é uma lei universal e não há estúpido ou ignorante que a faça mudar”, finalizou.

Os formandos

Dos 132 formandos, dois são do curso de Engenharia Agrícola, no Câmpus do Arenito. Em Umuarama são 56 formandos nos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Tecnologia em Construção Civil e Tecnologia em Meio Ambiente. E em Cianorte são 74 neograduandos nos cursos de Ciências Contábeis, Design, Moda e Pedagogia. Lembrando que o número reduzido de graduados em alguns cursos nesta cerimônia virtual deve-se ao fato que vários alunos fizeram pedido de antecipação de colação de grau.

2020 12 18 Colacao de Grau On Line 2056Renato Machado de Oliveira (em destaque  no telão, na foto acima), acadêmico do curso de Ciências Contábeis, prestou o juramento em nome de todos os seus colegas. E a oradora geral foi Thalia Maria de Souza, aluna do curso de Moda, que em seu discurso deu ênfase ao poder da gratidão.