economia solidária2

Projeto permite trocas de conhecimento e experiência entre a Universidade e os trabalhadores garantindo melhores condições de vida, autonomia e trabalho

O Núcleo Unitrabalho é um projeto de extensão que atua como uma incubadora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atrelado ao Departamento de Economia, promovendo pesquisa, extensão e estudos sobre o mundo do trabalho e os movimentos sociais.

Segundo informações do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, no Brasil, o sistema de economia solidária tem crescido. São mais de 3.000 empreendimentos, 500 entidades de assessoria, 12 governos estaduais e 200 municípios pela Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária.

A incubadora da UEM integra essa rede, desempenhando um papel importante para as empresas da região, produzindo e difundindo conhecimento, apoiando iniciativas locais para a geração de renda e atuando na concretização das políticas de trabalho e sociais, na perspectiva dos direitos e defesa da cidadania do trabalhador.

Composto por docentes, pesquisadores, técnicos e discentes de diversas áreas do conhecimento, este projeto assessora, acompanha e apoia Empreendimentos Econômico Solidários (EES). Para tanto, busca a junção do saber acadêmico ao saber popular para a geração de inovação social, em que as tecnologias sociais sustentáveis de baixo custo e acessíveis são priorizadas a fim de proporcionar melhores resultados.

Para John Ramiro, que está no projeto desde 2018 e é empreendedor das Bananeiras Comidinhas, empreendimento que tem como intuito a valorização da cozinha artesanal, o projeto foi de grande ajuda. “Estar vinculado ao Unitrabalho UEM foi essencial para o desenvolvimento do meu empreendimento. Foi com a incubadora que consegui a produção da tabela nutricional dos meus produtos, além disso, estar próximo de pessoas inseridas em práticas de desenvolvimento sustentável e com uma criatividade enorme fez com que a marca saísse de um espaço normativo de conforto e se desenvolvesse de modo crítico”, afirma ele.

Os produtos que Ramiro oferta, agora estão de acordo com a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que prevê por lei a obrigatoriedade da rotulagem de produtos alimentícios, além disso, a tabela nutricional constitui um instrumento de comunicação entre o produtor e seu consumidor, dessa forma com a criação dos rótulos o empreendimento de Ramiro passa ter mais credibilidade e confiança perante o consumidor.

O desenvolvimento da incubação se dá a partir de acompanhamento periódico junto aos empreendimentos, auxiliando-os em todo o processo, desde a definição da produção, planejamento, execução, até a comercialização e processos administrativos, contábeis e financeiros.

O projeto atende atualmente mais de 10 empreendimentos na região de Maringá, tanto do meio rural quanto do meio urbano, entre eles estão: Cooperativa dos Produtores Familiares de Paiçandu (Coprofap), Associação das Mulheres do Assentamento Marajó (Amam), AsMarias (Associação de Mulheres do Pré Assentamento Padre Josimo), A Liberta (cozinha vegana), Bananeira Comidinhas (comida artesanal) e Arte Bolsa e Cia (artesanato em tecidos).

Para a Coprofap, o Unitrabalho foi essencial porque, a partir da incubação, surgiu a cooperativa com a junção de produtores familiares da região. “Foi por meio da incubadora que conseguimos montar uma cooperativa, além disso, com os projetos desenvolvidos fomos contemplados com equipamentos que ajudam e auxiliam muito no nosso trabalho”, afirma a presidente da cooperativa, Elizabete Borges.

Mesmo após o período de acompanhamento dos empreendimentos, como afirma Mara Lucy Castilho, “sempre atrelamos a incubadora aos empreendimentos, porque são vários projetos que temos e estes acabam, ao passo que o Unitrabalho continua atuando”.

O processo de acompanhamento dos empreendimentos ao projeto de extensão se dá por meio da procura destes ao Núcleo, após isso “a primeira ação é verificar os princípios da Economia Solidária junto a estes e proporcionar um processo de capacitação em que a base é o trabalho coletivo e autogestionado”, afirma Mara Lucy.

Para saber mais informações sobre o Núcleo Unitrabalho e os projetos de incubação, você pode acessar o site da incubadora ou por meio da rede social Facebook.

Devido a pandemia, o grupo está realizando um feira virtual solidária chamada Quitutes & Belezuras, para saber mais informações acesse o Instagram da feira clicando aqui.

*Com supervisão de jornalistas da ASC.