premio 2

Anúncio dos ganhadores foi feito na tarde desta quarta-feira (16), em solenidade presidida pela Seti

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) divulgou, na tarde desta quarta-feira (16), os vencedores do 330 Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Entre os ganhadores está o professor do Departamento de Zootecnia, da Universidade Estadual de Maringá (DZO/UEM), Ferenc Instvan Bánkuti.

O professor da UEM foi premiado pelo currículo e pela sua trajetória em pesquisa e extensão. Para ilustrar a atuação, foi citado um trabalho recente: “Determinantes institucionais e de mercado no deslocamento da atividade leiteira no Estado do Paraná, Brasil”, que ele desenvolve em parceria com Marcellus Marques Caldas, da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos.

Bankuti (foto abaixo) possui graduação em Zootecnia, pela Universidade de São Paulo - USP (1999); mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de São Carlos (2002 e 2007); e pós-doutorado na Kansas State University - KSU, USA (2015). Atualmente, é professor Associado da UEM. Suas principais áreas de atuação estão relacionadas à coordenação de sistemas agroindustriais e a análise de sistemas de produção animal - Farm Systems.

WhatsApp Image 2020 12 16 at 17.45.50

O docente disse que ficou sem palavras quando soube da premiação e agradeceu à UEM, à equipe de trabalho, ao CNPq, que investiu recursos no projeto, e, especialmente, aos produtores rurais. “Eles vêm nos apoiando para que as ações extensionistas saiam realmente dos laboratórios e cheguem ao campo produzindo resultados efetivos”.

Prêmio - Neste ano, excepcionalmente, a solenidade de entrega do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia ocorreu de forma remota, com transmissão, em tempo real, via Internet. Foi presidida pelo superintendente da Seti, Aldo Bona, e elo coordenador de C&T da Seti, Paulo Parreira. Ambos destacaram que esse “é o Oscar da Ciência e Tecnologia do Paraná”.

O Prêmio da Seti tem como objetivo estimular a produção científica, tecnológica e de extensão, valorizando profissionais e jovens talentos, que contribuem para o progresso do Estado do Paraná. “Este é um importante reconhecimento de trabalhos que possuem impacto positivo no nosso cotidiano. Os profissionais vencedores são referência no Paraná e no Brasil na produção científica aplicada, isso demonstra o potencial do nosso Estado em gerar soluções para diferentes demandas”, completou Bona.

Paulo Parreira agradeceu a cada uma das pessoas que vem contribuindo para “fazer com que a produção de C&T do Paraná tenha momentos de comemoração. Chegar ao final deste ano atípico com condições de realizar essa cerimônia mostra a força que temos em ações junto às universidades do nosso Estado”, reforçou o coordenador da Seti.

UEM – O reitor da UEM, Júlio César Damasceno, disse que conhece bem o professor Ferenc, de pesquisas que realizaram em conjunto sobre a produção de leite. Acrescentou que o projeto atual do pesquisador tem uma grande relevância para o setor produtivo do Paraná.

“É uma satisfação estar representado por um pesquisador tão competente, de relevância internacional. Aliás, me sinto representado por todos os outros premiados, todos grandes nomes da C&T do nosso Estado. Espero que esse momento possa reforçar a importância das universidades públicas para a sociedade. Que seja uma comemoração, mas também um grito à nossa população em apoio às nossas instituições de ensino superior”, declarou Damasceno, que ainda destacou a participação da pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant’Ana, no fortalecimento desta área, na Instituição.

A professora Débora frisou que “é uma satisfação ter mais um pesquisador extensionista que recebe o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, destacando, agora, a área de Agrárias. Junta-se a galeria de pesquisadores extensionistas que já receberam a honraria”. Os premiados pela UEM são: Marcílio Hubner de Miranda Neto, Marcos Danhoni Neves, Ednaldo Michellon e a própria pró-reitora, contemplada em 2015.

Lista dos ganhadores

Categoria Pesquisador