luffe cinuem

O cineasta, jornalista, escritor, ator e cantor escreveu e dirigiu dez curtas-metragens ficcionais e dois longas documentais

O Projeto de Extensão de Estudos de Cinema - Cine UEM, do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), recebe, na terça-feira (15), às 19 horas, o cineasta Lufe Steffen para falar sobre suas produções audiovisuais. Essa será a última live de 2020, desta iniciativa do curso de graduação em Comunicação e Multimeios, em parceria com o projeto de ensino Ás de Paus, do Laboratório de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

O professor coordenador do Cine UEM, Rodrigo Gontijo, explica que: “como o Cine UEM não pode acontecer presencialmente com sessões de filmes no auditório da Universidade, como era previsto inicialmente, adaptamos para a modalidade remota. E como também parte da vida passou acontecer via videoconferência, nada mais lógico do que propor discussões também on-line. Isso permitiu muitas trocas com diversos diretores e diretoras, que toparam participar das nossas lives. Fizemos uma parceria entre os cursos de Comunicação e Multimeios da UEM e da PUC-SP e iniciamos o projeto. Começamos com a Fernanda Pessoa, que tem um documentário no Netflix sobre o gênero pornochanchada e estreia essa semana um novo filme no Festival Latino Americano. Depois, recebemos Esmir Filho, criador e diretor da série “Boca a Boca” (Netflix); Kiko Goifman, diretor de vários filmes, dentre eles “Bixa Travesty”, que foi premiado no Festival de Berlim; e, na Semana da Consciência Negra, recebemos a Éthel Oliveira e Marina Alves, do filme "Sementes - Mulheres Pretas no Poder". Nessa parceria com a Taturana Mobilização Social, exibimos o documentário de Éthel exclusivamente no Cine UEM. Ficamos muito felizes com todos esses encontros, repletos de conteúdos e reflexões. Todos os vídeos estão disponíveis no nosso canal do Youtube. Agora, para fechar o ano, vamos receber o artista, pesquisador e realizador Lufe Steffen”.

volta da pauliceia desvairada cinuem

Cena de "A Volta da Pauliceia Desvairada", de Lufe Steffen

Perfil – Lufe Steffen é cineasta, jornalista, escritor, ator e cantor. No decorrer de sua carreira, escreveu e dirigiu dez curtas-metragens ficcionais e dois longas documentais, os premiados “São Paulo em Hi-Fi” (2016) e “A Volta da Pauliceia Desvairada” (2012), ambos sobre a noite LGBT paulistana. Roteirizou e dirigiu “Cinema Diversidade”, série documental para TV em 10 episódios, sobre o cinema brasileiro LGBT do século XXI, exibida pelo canal Prime Box Brazil, em 2018, e inspirada em seu próprio livro “O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome” (2016, Editora Giostri). Publicou, ainda, o livro “Tragam os Cavalos Dançantes” (2008). Lufe também mantém o canal Naftalufe, no YouTube, onde apresenta programas semanais sobre a cultura pop vintage do século XX.

Consolidando a parceria entre os cursos de Comunicação e Multimeios da PUC-SP e da UEM, os dois convidados da live da próxima terça-feira (15) serão os coordenadores dos cursos, Marcus Bastos (PUC-SP) e Paulo Negri Filho (UEM). Rodrigo Gontijo irá mediar a conversa entre os professores e alunos participantes do projeto, com o cineasta Lufe Steffen. 

O encontro é aberto a toda comunidade e será realizado on-line, no canal do YouTube do Cine UEM. Os alunos do curso de Comunicação e Multimeios da UEM podem validar a participação como Atividade Complementar, assinando a lista de presença, que estará disponível no início do encontro. Mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram @cineuem.

Texto produzido pela estagiária de Comunicação e Multimeios da PEC/UEM, Milena Massako Ito