uem relatorio sustentabilidade 2020

Documento de 229 páginas, lançado pela Pró-Reitoria de Planejamento, descreve ações da universidade em 2019

Conhecida por promover a sustentabilidade em diversos eixos, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) acaba de lançar o relatório “Sustentabilidade: Ações da Universidade Estadual de Maringá para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”. O material, organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD-UEM), pode ser acessado neste link.

Trata-se de "uma coletânea das principais ações realizadas pela UEM no ano de 2019 para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), tanto pela universidade em si como pela comunidade que é impactada positivamente por suas ações”, relata Bruno Montanari Razza, organizador do material e chefe da Divisão de Planos e Informações da PLD-UEM. O documento, especial em comemoração aos 50 anos da UEM, conta com 229 páginas.

As atividades da UEM voltadas ao cumprimento dos ODS estão concentradas “desde o apoio a concepção e implantação de políticas públicas, realização de parcerias para o desenvolvimento sustentável até a concretização de inúmeras ações por meio dos projetos de pesquisa, ensino e extensão”. Ainda segundo o organizador do relatório, esse material é importante porque “presta contas à sociedade e é exemplo de ações positivas que podem ser realizadas para melhorar a vida de todos e para caminharmos a um futuro mais sustentável”.

Os 17 ODS da ONU para 2030

Razza destaca que a UEM consegue realizar ações em todos os 17 ODS propostos pela ONU, “implicando em impactos positivos para o desenvolvimento social, ambiental e econômico de uma forma abrangente”. Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na lista abaixo:

1) Erradicação da Pobreza;

2) Fome Zero e Agricultura Sustentável;

3) Saúde e Bem-Estar;

4) Educação de Qualidade;

5) Igualdade de Gênero;

6) Água Potável e Saneamento;

7) Energia Acessível e Limpa;

8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico;

9) Indústria, Inovação e Infraestrutura;

10) Redução das Desigualdades;

11) Cidades e Comunidades Sustentáveis;

12) Consumo e Produção Responsáveis;

13) Ação Contra a Mudança Global do Clima;

14) Vida na Água;

15) Vida Terrestre;

16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes;

17) Parcerias e Meios de Implementação.