IML UMUARAMA ESTAGIARIO

Profissional dá apoio ao atendimento ao público, à rotina administrativa e à necropsia

Desde setembro, o Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama conta com um profissional a mais para apoiar a equipe, em época de pandemia. Esta conquista só foi possível graças a uma parceria com o projeto “UEM no combate ao coronavírus”.

A ação coordenada pela UEM é financiada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Atua nos municípios da 15ª Regional de Saúde (Maringá), 12ª Regional de Saúde (Umuarama), 13ª Regional de Saúde (Cianorte) e 22ª Regional de Saúde (Ivaiporã).

A coordenadora do projeto em Umuarama, Juliana Scanavaca, salienta que esta parceria gerou muitos frutos para todos os envolvidos – instituto, bolsista e toda a sociedade. “Para o farmacêutico, sei que está sendo muito gratificante. Ele está aprendendo muito e contribuindo para acelerar os processos internos do local”.

Experiência - O bolsista que está no IML de Umuarama, desde setembro, é Tiago de Melo de Oliveira. Ele, que tinha experiência dentro de hospitais, agora, se sente desafiado e motivado a continuar na área pericial. “Eu sempre tive interesse pela parte pericial, foi até por isso que me inscrevi para esta bolsa. Eu me redescobri na profissão com esta experiência. Agora, quero me preparar mais, estudar para um concurso público e continuar nesta atuação”. Além desta parte técnica, Tiago também realiza atividades administrativas (abertura de documentos no sistema, separação de material e atendimento ao público).

FACHADA IML UMUARAMA

Fachada IML de Umuarama

Para o chefe da unidade da Polícia Científica de Umuarama, Fabiano da Cruz, a chegada de Tiago aconteceu em um momento muito importante, que foi o retorno das atividades depois de um período de fechamento, por conta da pandemia. “Um decreto municipal nos fez suspender o atendimento ao público por um tempo e a consequência foi um acúmulo de casos. Quando o bolsista chegou, em setembro, nos ajudou neste atendimento extra. Ele foi fundamental naquele momento e continua sendo”. Fabiano reforça que, por conta da equipe enxuta, Tiago é um apoio em diversas áreas dentro do IML: parte administrativa, atendimento ao público e de necropsia também.

“A extensão universitária é caracterizada pela via de mão dupla, aprender e ensinar, impactar e ser impactado. Neste projeto, pelo relato do bolsista vemos a importante experiência da extensão acontecendo”, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM e coordenadora-geral do Projeto, Débora de Mello Sant’Ana.

UEM no combate à pandemia – Atualmente, o Projeto da Universidade conta com 122 bolsistas, sendo que 62 deles estão atuando na 15ª Regional de Saúde; 25 na 13ª Regional; 18 na 22° Regional e 17 na 12ª Regional de Saúde. Os apoios estão sendo realizados nos mais variados setores: regionais de saúde, pronto-atendimentos, Hospital Universitário de Maringá (HUM), Instituto Médico Legal, delegacias e rodovias do Paraná, que fazem divisas com outros Estados.

Texto produzido pela bolsista do Projeto, a jornalista Vanessa Bellei