NAF UEM 2020

Ciclo de novembro de 2019 a outubro de 2020 registra 124 atendimentos; na pandemia, atividades foram remotas

De novembro de 2019 a outubro de 2020, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Estadual de Maringá (NAF-UEM) prestou 124 atendimentos gratuitos a 72 pessoas de Maringá (PR) e mais nove cidades da região. Estes dados do projeto de extensão representam aumento de aproximadamente 10% em relação ao período anterior de 12 meses.

Os três serviços mais procurados foram: emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (61 atendimentos), Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (53 atendimentos) e emissão de nota fiscal (17 atendimentos). Apesar do total de 124 atendimentos, houve 199 serviços prestados, já que alguém pode ter necessitado de mais de um deles.

Devido à pandemia, de março a outubro de 2020 os atendimentos a microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas físicas de baixa renda tiveram que ser prestados remotamente, mediante agendamento. Foram conduzidos por Alceu Panosso e Mara Cristina Piovesan Cortezia, professores do Departamento de Ciências Contábeis (DCC-UEM). Antes desses meses, três graduandos de Ciências Contábeis colaboraram presencialmente, recebendo orientação docente para a realização das atividades.

Panosso conta que, mesmo a distância, todos que entraram em contato foram atendidos. “Não foi difícil se adaptar ao atendimento remoto. As pessoas me enviaram a documentação necessária e realizei os trabalhos, devolvendo os comprovantes por e-mail ou WhatsApp”, relata o docente. Cortezia acredita que o acadêmico que vivencia essa atividade prática no NAF consegue “compreender que as pequenas empresas também precisam de auxílio”. E, como o “NAF auxilia e orienta desde a abertura do MEI, é de grande crescimento para o conhecimento contábil e social do aluno”, segundo ela.

“Os resultados alcançados foram satisfatórios, tanto aos discentes pela experiência vivenciada quanto os MEIs pelas orientações que lhe foram prestadas”, declara Simone Leticia Raimundini Sanches, coordenadora do NAF e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO-UEM). Ela ressalta que aos acadêmicos que participam do núcleo houve uma grande oportunidade “para aplicar e expandir os conhecimentos contábeis e desenvolver habilidades essenciais na formação profissional”.

Serviço – Quem precisa de atendimento gratuito do NAF-UEM deve explicar seu caso e solicitar um agendamento ao enviar e-mail para alpanosso@gmail.com ou mcpcortezia2@uem.br . Alceu Panosso atenderá até 21 de dezembro e retornará em 11 de janeiro; Mara Cortezia atenderá até 19 de dezembro e retornará em 18 de janeiro.