sos riachos

Projeto desenvolvido por discentes da UEM se enquadra nos ODS, propostos pela ONU

O Projeto de Extensão ‘SOS riachos’, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu, na tarde dessa segunda-feira (19), o 1º lugar na premiação do Summit 2020 Maringá - Pacto Global Signatários- promovido pelo Instituto da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

A segunda edição do Summit 2020 Maringá teve por objetivo instruir, conscientizar e promover ações em prol da concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, além de promover premiação daqueles que se enquadram no ODS e contribuem com a Agenda 2030.

“Esse prêmio é o reflexo do potencial transformador que existe entre a união da Universidade e das comunidades locais. É mérito de todos aqueles que com muito empenho força de vontade e consciência trabalharam para sensibilizar pessoas e ajudar o meio ambiente”, justifica Bruno Godinho, membro do SOS Riachos.

O evento ainda teve em sua programação, palestras, discussões técnicas e mostra de projetos que abordaram a responsabilidade ambiental das pessoas e das empresas, discutindo o desenvolvimento sustentável e projetos sociais.

‘SOS Riachos’

Desenvolvido por iniciativa do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) e do núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupelia), o ‘SOS Riachos’ teve início no ano de 2018 com o propósito de orientar sobre a importância de conservar os riachos urbanos e fundos de vales, estimular o uso adequado dos recursos naturais e destino propício dos resíduos, para assim melhorar a qualidade de vida e a saúde integral de toda a comunidade.

No final de 2018 o projeto passou a integrar o Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) através de apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e em 2020 inicia uma nova vertente com as escolas estaduais, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Programa “Ciência na Escola”.

'SOS Riachos' é coordenado pela Prof. Dra. Evanilde Benedito e pelo doutorando Matheus Maximilian Ratz Scoarize.