escola sem partido

Evento é gratuito e conta com certificação

A Revista Espaço Acadêmico (REA), do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) inicia, em parceria com o Projeto Diversitas, nessa quarta-feira (7), às 19h30, o I Ciclo Onlifes. O evento, que está em constante construção, já tem em sua programação quatro onlifes com diferentes temas, que são definidos pelos convidados proponentes.

Para Antonio Ozaí da Silva, editor da REA, e um dos organizadores do evento, o principal objetivo deste I Ciclo de Onlifes é debater temas contemporâneos que são fundamentais e contribuir para instigar a reflexão na comunidade acadêmica e sociedade em geral.

A onlife de hoje tem como tema “Escola sem parido: uma pedagogia fascista, uma deriva educacional” e a convidada é Fabiana Aparecida de Carvalho. Fabiana é Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Educação e Doutora em Educação para Ciências. Além do mais, ela é pesquisadora de gênero e das epistemologias feministas e, dedica-se a pesquisar os perigos e os abusos do movimento escola sem partido.

Segundo Carvalho, o Programa Escola sem Partido constituiu-se em um movimento social de grupos conservadores a aumentar a interferência privada em instituições públicas, entre elas, a escola. “Para tal, o Escola sem Partido se vale de algumas discursividades difusas no contexto político atual do Brasil: recrudescimento do neoliberalismo, avanço do fundamentalismo religioso e apelo ao anticomunismo. Na tentativa de se consolidar como lei e como sistema de ensino, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Escola sem Partido ganhou representatividade nas casas parlamentares do país como Projetos de Lei defendidos e tramitados por bancadas neoconservadoras e religiosas”, explica.

Ainda de acordo com Carvalho, apesar dos esforços do Supremo Tribunal Federal, de notas técnicas de juristas e declarações de inconstitucionalidade, Escola sem Partido se configura como uma pedagogia fascista e promove uma deriva educacional indeterminando as propostas curriculares, as ações docentes e as liberdades de cátedras e expressão em escolas e universidades.

O evento será transmitido por meio da página do projeto Diversitas, no YouTube.

As inscrições para esta e as demais onlifes podem ser realizadas na página do evento.

Programação:

Dia 16/10, às 19h, Onlife “QUEM SÃO ESSAS MULHERES? as políticas públicas de enfrentamento do feminicídio e do transfeminicídio sob a ótica interseccional”.

Conferencistas: Dra. Elaine Ferreira do Nascimento (PPGPP/UFPI e FIOCRUZ- PI); Mestranda Yordanna Lara Pereira Rêgo (UFG); Doutoranda Letícia Carolina Pereira do Nascimento (UFPI).

Dia 20/10, às 19h, Onlifes “Hannah Arendt: direitos humanos e refugiados”

Conferencistas: Felipe Figueira (IFPR), Rogério Seixas e Renato Nunes Bittencourt (UFRJ).

Dia 23/10, às 15h, “Filosofia Africana como poética de encantamento para descolonização do conhecimento”.

Conferencista: Drª. Adilbênia Freire Machado.