visao aerea da mao do homem senior digitando no laptop 23 2147859783

Além de dar continuidade às aulas de forma virtual, os alunos Unati podem participar de diversos projetos de extensão

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem desenvolvendo, mesmo em período de pandemia, diversas atividades de forma remota.

Atualmente, cerca de 400 idosos estão inscritos nas 37 disciplinas ofertadas à terceira idade. “São oferecidos a eles aulas que envolvem História, Filosofia, Fotografia, Artes dentre outras áreas. Além disso, desde março, estamos produzindo vídeos com conteúdo de saúde, educação física e música, que têm o intuito de mantê-los ativos. Esse material é enviado aos alunos pelo WhatsApp”, detalha Paulo Lopes, coordenador geral da Unati na UEM.

Lopes enfatiza que, comparado com anos anteriores, ditos “normais”, a taxa de evasão dos cursos, mesmo em tempos de pandemia, continuaram estáveis. “Acreditávamos que haveria uma maior evasão por conta de dificuldades no uso das tecnologias. Mas não, as evasões acontecem, principalmente, devido a problemas relacionados à saúde e questões familiares dos alunos”, conclui Lopes.

Maria de Lourdes Silva Machado, 73 anos, é aluna Unati. Ela conta que já fez vários cursos pela Universidade Aberta e que atualmente participa do coral. “As aulas são muito boas e interativas. O Paulo (professor) é muito paciente com a gente”, explica Maria com uma risada bem humorada.

Questionada sobre possíveis dificuldades com as aulas on-line, ela responde cheia de orgulho que não tem nenhum problema ao usar o celular. “Faço tudo pela Internet: pagamentos e pesquisa quando, por exemplo, quero saber preço de algum produto”, justifica Lourdes.

Segundo Paulo Pedrozo, professor do grupo de estudo ‘Direito instrumental para a terceira Idade e Filosofia’, mesmo com o distanciamento social é necessário o contínuo estudo e o WhatsApp tem auxiliado os alunos nesse sentido. “Sentimos falta da utilização dos recursos da atividade presencial, como o contato pessoal, as explicações utilizando projeções ou não, as conversas frente a frente e os debates a partir de recursos audiovisuais disponíveis na internet, mas temos a necessidade de continuarmos com os estudos e o WhatsApp tem sido o meio de troca de opiniões e ideias”, conclui Pedrozo.

Projetos de Extensão

Em tempos de Covid-19, a Unati também vem participando de diversos projetos de extensão desenvolvidos por acadêmicos da UEM. Esses acadêmicos preparam atividades e oferecem uma maior atenção aos alunos da Unati.

Um exemplo é o projeto de extensão “Unindo Gerações”, desenvolvido com o Programa de Educação Tutorial (PET) da Enfermagem, que entram em contato regular e a distância com os alunos da Unati, por meio de telefone e Internet, com a finalidade de oferecer-lhes atenção e acolhimento.

Outra atividade desenvolvida aos alunos são os vídeos produzidos pelos estudantes bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Educação Física.

Nos vídeos são trabalhados exercícios de baixo impacto, a consciência corporal, a respiração, a coordenação motora, o equilíbrio e o alongamento, que são importantes para quem está acima dos 60 anos. Essas atividades podem atuar na diminuição do risco de depressão, doenças do coração, osteoporose, diabetes e alguns tipos de câncer.