WhatsApp Image 2020 09 23 at 08.38.15

O evento será realizado a partir das 8 horas, do dia 26 de setembro, e contará com a participação de alunos, supervisores e preceptores das escolas onde as ações dos dois programas serão desenvolvidas a partir de outubro

A abertura oficial dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica (RP) vinculados à Pró-reitoria de Ensino (PEN) será realizada on-line. A Conferência tem como tema “Articulações teórico-práticas no contexto da pandemia Covid-19”. Este ano as atividades de iniciação à docência ocorrerão por meio da interação em formato remoto, com amplo apoio e participação das escolas das regiões de Maringá, Sarandi, Paiçandu, Mandaguaçu, Cianorte e Goioerê.

O Prof. Dr. Nilson Cardoso da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e atual Presidente do Diretório Nacional do Forpib/RP será um dos palestrantes do evento, com o tema “Pibid e Residência Pedagógica: articulações teórico-práticas”. A Conferência também terá a participação da Coordenadora Geral de Programas de Valorização do Magistério, Fernanda Litvin Villas Bôas, que irá abordar o assunto: “Aspectos legais do Pibid e RP no contexto da pandemia Covid-19”.

A UEM foi contemplada com 288 bolsas para alunos selecionados no Programa Residência Pedagógica e 168 bolsas para alunos selecionados no PIBID. “Este investimento demonstra a importância da continuidade da política de formação inicial para a docência, no qual os (as) licenciandos (as) podem vivenciar um contexto diferenciado, em tempos em que é preciso investir e priorizar a formação inicial dos professores e garantir o direito à educação a todas as pessoas”, afirma a Profa. Dra. Alexandra Cousin, Pró-Reitora de Ensino.

No Pibid, além dos bolsistas, o coordenador institucional, Prof. Dr. André de Oliveira, conta com a colaboração de 08 coordenadores de área voluntários e esse número pode chegar a 42 estudantes de licenciatura que participam do Programa como voluntários. A Coordenadora Institucional de Residência Pedagógica, Prof.ª Dr.ª Gizeli Alencar, informou que a UEM tem 13 núcleos de RP envolvendo os cursos de Língua Portuguesa, Biologia, Matemática, Química, Física e Ciências, Geografia, História, Filosofia, Educação Física, Pedagogia e Língua Inglesa.

Os dois programas se configuram numa formação híbrida mediante a relação entre professores da Instituições de Ensino Superior, professores das escolas de Educação Básica e estudantes de licenciatura. “Assim, tanto o Pibid quanto o RP são considerados de suma importância para a formação de futuros professores e, deste modo, contribuem com propostas didático-pedagógicas nas escolas de Educação Básica”, explica a Pró-Reitora de Ensino.

Portanto, a PEN convida toda comunidade acadêmica de Maringá, SarandI, Paiçandu, Mandaguaçu, Cianorte e Goioerê para participar e prestigiarem o evento que será transmitido on-line pelo YouTube, no canal da PEN, no sábado (26/09) às 8h00.

Reportagem atualizada em 23/09/2020 às 9h35