WhatsApp Image 2020 09 21 at 09.14.25

As atividades são organizadas para esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas a falar mais sobre o tema

Este mês é chamado de Setembro Verde para celebrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos que acontece no próximo dia 27. O principal objetivo é sensibilizar a população em geral sobre a importância de se declarar doador de órgãos. Tal prática tem o intuito de ajudar milhares de pessoas que aguardam na fila de espera e lutam por uma oportunidade de salvar as suas vidas.

Segundo a Enfª Drª Rosane Almeida de Freitas, coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Universitário de Maringá a comissão é formada por uma equipe multidisciplinar e os enfermeiros que a compõe são responsáveis por organizar e acompanhar todo o processo desde a identificação do potencial doador; manutenção hemodinâmica em conjunto com a equipe médica e de enfermagem dos setores críticos; protocolo de morte encefálica (realizado pelo médico); acolhimento e entrevista familiar com suporte da psicologia e serviço social; processo de captação de órgãos, dando todo suporte aos familiares, além de realizar atividades de educação permanente.

“O principal papel da CIHDOTT é estabelecer a relação de ajuda às famílias e que a doação de órgãos é uma consequência de todo o cuidado, respeito e transparência demonstrado a mesma durante o processo”, destaca Rosane.

Mesmo diante desse período de pandemia do Coronavírus, com restrição de visitas devido à necessidade do distanciamento social, as autorizações para Doações de Múltiplos Órgãos passaram de 88% em 2019 para 100% em 2020, ou seja, todos os familiares entrevistados autorizaram a doação de órgãos. Esse índice se deve a solidariedade das famílias e o preparo que os profissionais que atuam na linha de frente do processo de doação adquiriram por meio dos treinamentos realizados pela Central Estadual de Transplantes em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos.

Atividades

Várias ações foram organizadas este neste mês em parceria com o Serviço de Educação Permanente do HUM, visando esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas a falar mais sobre doação. “Quando você comunica seu desejo de ser doador á sua família, facilita a tomada de decisão num momento tão difícil”, explica Rosane.

Entre as atividades realizadas ocorreram Lives com parceria de outras instituições de ensino como Uningá e Universidade de São Paulo. Entre os dias 22 e 30 deste mês haverão outras ações referentes ao tema “Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – Setembro Verde – Fale sobre isso”, confira:

- Curso EAD de Entrevista Familiar para Doação de Órgãos: o curso foi elaborado pelo Hospital Moinhos de Vento e o link de acesso será disponibilizado no site do HUM, com emissão de certificado já liberada ao término do curso, com carga horária de 2 horas.

- Webquest sobre o Processo de Determinação de Morte Encefálica e Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, elaborado pela pós- graduanda de Enfermagem, Carla Moretti de Souza, sob orientação do Professor Dr. André Estevam Jaques em parceria com a equipe de enfermagem CIHDOTT. O Link será disponibilizado no site do HUM e a emissão de certificados está vinculada a inscrição prévia que deverá ser feita no mesmo site.

- Quizz sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes com utilização da ferramenta Kahoot, jogo elaborado em parceria com os alunos de graduação que fazem parte do Programa de Educação Tutorial PET-Enfermagem, sob orientação da Prª Drª Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera e Coordenadora da CIHDOTT Enfª Drª Rosane Almeida de Freitas. O curso será aplicado pelo telefone celular para profissionais de diversas áreas do hospital e haverá premiação para os três primeiros lugares, além de sorteio de alguns brindes aos participantes.

-Folder explicativo com dúvidas frequentes sobre o processo de doação de órgãos e tecidos elaborado pelos enfermeiros membros da CIHDOTT: Ellen Catarine Cabianchi, Pedro Rigon Júnior, Tatiana Gerélus Chabudé e Rosane Almeida de Freitas.

A CIHDOTT

A comissão foi criada em novembro de 2000 e em 2008 a Enfermeira Rosane assumiu a coordenação e juntamente com outros membros da comissão as ações em relação a doação foram intensificadas.