2020 08 19 Entrega celulares aos alunos 9936

UEM informa que a entrega será feita até o dia 17. Além disso, notebooks e tablets estão em processo de compra

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está fazendo a entrega de smartphones e chips de acesso à internet de banda larga para mais um grupo de acadêmicos, contemplados no segundo edital aberto com esse objetivo. O prazo para retirada dos equipamentos solicitados vai até o dia 17 deste mês, lembrando que é necessário fazer agendamento prévio.

A relação dos beneficiados foi divulgada nessa quinta-feira (03). Foram 34 discentes inscritos, dos quais sete não tiveram a inscrição homologada. O edital ainda contempla seis técnicos administrativos da Universidade.

Luiz Gabriel Rocha da Silva, acadêmico do curso de Engenharia Civil, aprova esta ação de inclusão digital da UEM. Beneficiado, ainda no primeiro edital, com o empréstimo de smartphone e chip para acesso à internet banda larga, ele diz que os equipamentos estão sendo importantes para acompanhar as aulas remotas do curso. Ele conta que já possuía um celular, porém ele estava com defeito e não atendia as necessidades do ERE (Ensino Remoto Emergencial). “Com o novo equipamento consigo acompanhar todas as aulas, baixar com facilidade arquivos em PDF e fazer as atividades exigidas”, enfatiza o graduando.

Projeto de inclusão digital

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, reforça que o Projeto de Inclusão Digital foi criado para dar suporte às aulas remotas. “Estamos trabalhando conforme a demanda que nos chega e a partir dela dar todos os encaminhamentos necessários”, explica ele, fazendo referência aos levantamentos realizados em parceria com a Associação dos Docentes da UEM (Aduem) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que indicaram o quantitativo de alunos, docentes e técnicos que necessitavam dos equipamentos.

“Estes números deram uma base para a requisição dos equipamentos por meio da doação da Receita Federal. Também conseguimos um pacote de dados com um preço excelente”, explica ele.

O vice-reitor anuncia ainda que há um edital em andamento para aquisição de notebooks e tablets para os graduandos, a partir de recursos da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), cujo processo licitatório está sendo feito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está em fase de conclusão.

O pró-reitor de Administração, Antonio Marcos Flauzino dos Santos, enfatiza que os recursos da Alep, no valor de R$ 330 mil, foram liberados no início deste mês. Há também recursos anunciados pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), no valor de R$ 1 milhão, que serão empregados,em parte, para melhoria das plataformas disponíveis e da transmissão de dados. A UEM ainda aguarda a liberação desta verba.

“Pelo projeto que encaminhamos para a Alep serão adquiridos 150 tablets e 44 notebooks”, explica Flauzino dos Santos.

Equipamentos disponíveis

O professor Elyson Andrew Pozo Liberati, assessor técnico da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), informa que muitos alunos ainda não retiraram os equipamentos solicitados. Segundo ele, no primeiro edital, 84 estudantes foram contemplados com smartphones e apenas 55 fizeram a retirada até o momento. Com relação aos chips com pacote de dados, foram requisitados 50 dispositivos e até ontem, (3/9) apenas 20 foram entregues.

Liberati lembra que além da doação de 850 smartphones pela Receita Federal, a UEM também recebeu 28 notebooks que devem ser, prioritariamente, disponibilizados para professores, efetivos e temporários, para realização das aulas.

ERE

Vitor Samuel Ferreira da Costa, aluno em Ciências Econômicas, faz coro com a maioria que acha que o Ensino Remoto Emergencial não é “o melhor modelo de transmissão de conhecimento”. “Entretanto, é o que temos para agora e precisamos aproveitar isso da melhor maneira”, argumenta.

Para a atual gestão da Universidade o ERE também está longe do cenário ideal, sendo a modalidade uma alternativa emergencial em um momento de excepcionalidade. “O que estamos procurando fazer é nos adequar da melhor maneira possível diante deste novo quadro, que ninguém tinha previsto, sem perder de vista a qualidade do ensino”, afirma o vice-reitor.

Nesse sentido, por meio do projeto de Inclusão Digital da UEM, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade (Nead) tem oferecido aos professores e alunos a capacitação para que possam fazer melhor uso dessas ferramentas e das plataformas utilizadas nas aulas remotas. “Entendemos que não é apenas disponibilizar os equipamentos, necessitamos oferecer a capacitação para melhor uso desses dispositivos”, enfatiza Dias.

Confira os contatos e horários para agendamento e retirada dos equipamentos e chips:

• Câmpus de Maringá (PR): (44) 3011-4480, das 8h30 às 12h30, ou pelo e-mail: sec-bce@uem.br .
  • Câmpus de Cianorte (PR): (44) 3619-4000, das 8h às 11h30.
  • Câmpus de Goioerê (PR): (44) 3521-8700, das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h.
  • Câmpus de Ivaiporã (PR): (43) 3472-5950, das 13h30 às 17h30.
  • Câmpus de Umuarama (PR): (44) 3621-9401 /9301 /9316 ou (44) 99738-2688, das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h.