WhatsApp Image 2020 08 19 at 14.34.08

Todo o dinheiro arrecadado com o evento será destinado ao hospital para ajudar no combate à pandemia de Covid-19

Estudantes dos cursos da área de saúde, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estão promovendo o I Simpósio Multidisciplinar de Saúde Pública em prol do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). O evento é on-line e acontece entre os dias 1 e 3 de setembro, das 19 às 22 horas.

Com palestras relacionadas aos desafios encontrados pela saúde pública, o simpósio vai abordar temas voltados a todos os cursos e profissionais da área. O valor pago na inscrição será destinado totalmente ao HUM, que, devido à pandemia do novo coronavírus, precisa de contribuições para manter seu atendimento de qualidade para toda a população.

A estudante do 4º ano de Medicina, Karoline Crevelim, conta que a motivação nasceu devido à paralisação das aulas e o afastamento das atividades e projetos acadêmicos. “A gente queria fazer alguma coisa, mesmo que de longe, para ajudar a combater a pandemia. Decidimos que um evento científico, além de disseminar conhecimento, daria mais visibilidade às principais necessidades do hospital.”

Karoline também comenta que um dos objetivos é mostrar o quanto o HUM é fundamental para os serviços de saúde de toda região e essencial para educação dos acadêmicos. “É importante para os alunos se envolverem com outras formas de representar a comunidade na qual estão inseridos. É uma maneira de retribuir tudo aquilo que aprendemos”.

Para a superintendente do HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi, esta é uma importante ação na difusão do conhecimento e capacitação em temas atuais, promovendo debates de vários assuntos importantes para a prática profissional. “A ação consolida a importância do Hospital na vida dos estudantes, que se motivam a ajudar neste momento da pandemia. Esta consciência e preocupação mostram que estamos vislumbrando gerações com o saber não somente técnico profissional, mas com o engajamento em prol da manutenção da estrutura que promove o seu aprendizado. Parabenizo os alunos por esta iniciativa e convido a todos os profissionais da saúde a participarem ativamente deste Simpósio, que tem alto nível de palestrantes”.

A organização conta com 37 alunos envolvidos, de cinco cursos da área da saúde: medicina, enfermagem, psicologia, farmácia e odontologia. É uma realização do Conselho das Ligas Acadêmicas de Medicina e dos centros acadêmicos dos cursos. As inscrições são feitas pelo site do evento, onde também se pode conferir toda a programação, além de outras formas de contribuir com o HUM.