cibele2404 800x445

As atividades serão todas virtuais com a participação de pesquisadores de diferentes países e da UEM

O Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza, entre os dias 16 e 18 de setembro, o "VII International Meeting of Biosciences and Physiopathology".  As atividades acontecem, paralelamente, ao "XI Simpósio de Biociências Aplicadas à Farmácia", de forma virtual.

Segundo a professora do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina, Gessilda de Alcantara Nogueira de Melo, coordenadora do Encontro, “este é um evento científico internacional que vai reunir pesquisadores da área da saúde, alunos da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas de atuação. A proposta é oportunizara formação de parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nacionais e internacionais, ampliando e aprofundando o conhecimento científico. Além disso, queremos contribuir com a formação de pesquisadores entre pessoas que estejam cursando a graduação, o mestrado ou doutorado”.

Em 2020, devido à pandemia ocasionada pela COVID-19, o encontro será realizado integralmente de forma on-line. Na programação estão palestras com cientistas de renome internacional, mesas-redondas, minicursos, sessões de pôsteres científicos e diversas apresentações culturais.

Programação - Os minicursos começam no pré-evento, entre os dias 9 e 15 de setembro: “Estratégias de estudos de doenças infecciosas utilizando cultivo celular”; “Saúde em dados: Como trabalhar com os sistemas do DataSUS”; “Hyphotesis tests: let's enter the world of Biostatistics?”.

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 16, às 9 horas, com a palestra “Has nanomedicine lived up to its promise in the field of drug delivery?”. A ministrante será a professora Silvia Stanisçuaski Guterres, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A programação é vasta. Nos dias 16 e 17, destacam-se as mesas redondas 3, 4 e 5, “Novas alternativas para tratamentos antimicrobianos”; “Estudos em Biociências e Fisiopatologia”; e “Descobertas em Neurogastroenterologia”, respectivamente, que contarão com trabalhos de alunos e ex-alunos do PBF.

No dia 17, à tarde, a UEM se destaca mais uma vez, com o tema "Enfrentamentos da COVID-19". A mesa-redonda vai contar com depoimentos de diferentes professores da UEM sobre as ações da Universidade no enfrentamento e ao combate a COVID-19.

No dia 18, além de uma grande programação de palestras e mesa-redondas, haverá outra rodada de minicursos com diversos professores da UEM. "Automedicação: solução ou irresponsabilidade?", com Marco Antonio Costa, da UEM; "Introdução a Machine Learning", com Paulo Cesar Ossani; “Revisão sistemática - Elementos essenciais para evidências confiáveis", com Jorge Juarez Vieira Teixeira; "Neurociência na Educação Superior", com Débora de Mello Gonçales Sant´Ana; "Inovando com Power Point: ferramentas para uma apresentação criativa", com Raquel Cabral Melo; e "Uso de tecnologias para o ensino EaD", com Anderson Leandro Zulin.

As inscrições devem ser feitas no site do evento, até o dia 16 de setembro. A taxa é de R$ 40,00, com direito aos minicursos.