Aula Remota Aluno Computador EAD NEAD 7233078 2

Coordenadores autorizam, por meio da DAA, envio dos horários de aulas para e-mails institucionais dos alunos

As aulas das graduações presenciais do 1º semestre letivo de 2020 na Universidade Estadual de Maringá (UEM) começam no dia 17 de agosto, em regime de ensino remoto emergencial (ERE). A Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) está enviando, com autorização dos coordenadores, os horários de aulas aos e-mails institucionais dos acadêmicos e também os disponibilizando na Secretaria Acadêmica Virtual (SAV). Alguns coordenadores estão finalizando os horários e, por isso, ainda não liberaram essa informação.

De acordo com a Resolução 006/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da UEM, o 1º semestre vai até 19 de dezembro; o 2º de 2020 está previsto para iniciar em 18 de janeiro de 2021. Calouros e veteranos que estejam impossibilitados ou prefiram não cursar o ERE poderão trancar o curso para todo o ano letivo de 2020, “sem prejuízo no prazo máximo de integralização do seu curso”, ou seja, do tempo que têm para se formar.

O professor Carlos Humberto Martins, diretor de Assuntos Acadêmicos da UEM, informa que o trancamento é gratuito e o pedido deve ser formalizado pelo SAV em qualquer momento. Em caso de dúvida para se logar no sistema, leia este manual; também há este manual para acesso ao e-mail institucional. Martins frisa que ao trancar o discente perde temporariamente o vínculo com a universidade, por isso “a decisão de efetuar o trancamento deve ser tomada após bastante reflexão e conversa com o coordenador do curso”.

Ao invés de trancar o curso, caso deseje o acadêmico tem a opção de fazer o cancelamento gratuito das matrículas em disciplinas específicas que serão ofertadas em ERE. Ou seja, poderá cursar uma e outra não, por exemplo. Para fazer esse procedimento é necessário preencher este formulário, “a qualquer tempo”, segundo a resolução do CEP, e enviá-lo à coordenação do seu curso de graduação presencial (veja aqui o endereço de e-mail do respectivo coordenador).

Vale lembrar que, devido à pandemia, os atendimentos pela DAA estão sendo feitos por e-mail e telefone, reservando-se o atendimento presencial unicamente para casos excepcionais, desde que previamente agendados. Clique aqui e saiba os contatos da DAA e os horários de atendimento telefônico. E caso precise de mais informações, entre no site da DAA: www.daa.uem.br . “Mesmo sem atendimento presencial, a DAA continua oferecendo diversos serviços, que podem ser consultados neste link, como histórico escolar, atestados diversos, ementas de disciplinas e retirada de diploma”, reforça o diretor da DAA.

TCC, estágios e aulas práticas

Conforme a resolução do CEP, “os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) poderão ter suas defesas realizadas de forma remota durante o período excepcional” e “a orientação pode ocorrer a distância e, no que tange às pesquisas, a obtenção dos dados deve considerar as normas institucionais, municipais, estaduais e federais do regime de excepcionalidade”. A normativa também aborda estágios e aulas práticas, sendo que os coordenadores e discentes devem dialogar sobre as especificidades de cada curso.

Tire suas dúvidas

Amanhã (14) haverá uma live da UEM para que os discentes tirem dúvidas sobre o ERE. A partir das 9h30, os acadêmicos vão ficar em contato com Martins, Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, pró-reitora de Ensino (PEN), e Maria Eunice França Volsi, diretora de Ensino de Graduação (DEG).

Para já ir conhecendo melhor o Google Meet e o Google Classroom, ferramentas tecnológicas que serão usadas durante o ensino remoto emergencial, acesse estes tutoriais.

WhatsApp Image 2020 08 11 at 14.09.36