live volta as aula

Atividade vai ser exibida no Canal dos Amigos do Mudi, no Youtube

Você é estudante e está preocupado em se reacostumar com os horários de atividades na volta do calendário letivo? Então, não pode perder esta live: “O retorno às aulas e a necessidade de ressincronização dos ritmos biológicos”. A palestra on-line vai ocorrer na quarta-feira (12), às 9h20, e faz parte da programação de retorno das atividades, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), de forma remota.

Os organizadores da live lembram que a pandemia provocou uma grande alteração na rotina de vida da grande maioria das pessoas. Os horários de dormir, acordar, se alimentar, estudar e trabalhar tornaram-se muito mais flexíveis.

“Os sincronizadores sociais perderam força e muitas pessoas passaram a expressar ritmos biológicos compatíveis com seus cronotipos ou com seus interesses. Com o retorno às aulas professores e estudantes terão que retomar muitas de suas rotinas, mas isto não é tão simples, porque implica em modificar o horário de produção de uma série de hormônios diurnos e noturnos, ou seja, acertar os ponteiros dos relógios biológicos para eles funcionarem em harmonia com os compromissos de estudo e trabalho”, explica o professor Marcílio Hubner de Miranda Neto. Ele vai ministrar a palestra ao lado da colega do Departamento de Ciências Morfofisiológicas (DCM/UEM) e do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, que também é a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM.

Durante cerca de 1h30, enfim, os professores vão dar dicas de como reprogramar o corpo para a volta às atividades acadêmicas. A live tem suporte técnico de Robson Antonio; cenografia e iluminação de Reinaldo Soriani; transmissão e edição de Natália Quiarati; além de apoio da Receita Federal do Brasil.

Para assistir é só entrar no Canal dos Amigos do Mudi, no Youtube, no horário da transmissão.