economia de francisco e clara

Evento aborda encontro entre jovens e o Papa Francisco, que está previsto para acontecer em novembro, em Assis, na Itália

O Departamento de Ciências Sociais (DCS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza na próxima sexta-feira (7), às 20h30, dentro do projeto Diversitas, a ‘Roda de conversa economia de Francisco e Clara’ que propõe discutir um evento mundial que reunirá jovens de vários países, religiões e diversas realidades, para debater, junto ao Papa Francisco, um novo modelo econômico para mundo. Uma economia mais justa, mais sustentável, assegurando às populações que são excluídas do sistema econômico uma melhor qualidade de vida e de esperança.

A proposta desse novo modelo econômico está sendo estruturado com o auxílio do americano Joseph Stiglitz e com o apoio do indiano Amartya Sen, ambos vencedores do Nobel de Economia.

Segundo o mediador da roda de conversa, o Padre Geraldinho de Proença, da Diocese de Apucarana, o objetivo desse encontro mundial é reunir jovens de todas as ciências para despertar neles a atitude de fazer um mundo melhor a partir de uma economia humanizada “e é por esse motivo que vamos realizar a ‘roda de conversa economia de Francisco e Clara’. Eles foram dois jovens ricos, que largaram todo o estilo de vida das cortes da época para servir a Deus. Fizeram a opção pela caridade, de cuidar dos pobres, da ecologia, da natureza, mudando muito a visão da igreja”, explica Proença.

A carta convite feita aos jovens, pelo Papa, foi divulgada em maio de 2019. O encontro era para ter ocorrido em março de 2020 e, devido a pandemia foi transferido para novembro deste mesmo ano. Será realizado para mais de 2000 jovens do mundo todo, sendo o Brasil a segunda maior delegação, com quase 300 jovens inscritos.

Entre esses jovens que irão participar do evento, estão os convidados para a roda de conversa, Eduardo Brasileiro, Sociólogo, e Marina Oliveira, mestranda de Relações Internacionais e membros da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC).

Desse bate-papo, também irá participar o Padre Vilson Groh, que devido ao trabalho que realiza nas periferias de Florianópolis há mais de 20 anos, por meio do Instituto Padre Vilson, a convite do Papa, propôs transformar uma das redes do Instituto na Casa de Francisco.

A Casa de Francisco, serão casas referenciais implantadas em todos os continentes, sendo um local de formação de experiências.  “Ali, os jovens que vêm de todo o mundo podem fazer uma espécie de intercâmbio, convivendo com outros jovens de vários países trocando experiências, morando e fazendo trabalhos sociais, educação popular, aprendendo com a realidade do Brasil e trazendo também as suas experiências. Espaço de acolhida dos jovens que vão fazer formação, trabalho interação e ao mesmo tempo a convivência com as comunidades, com as famílias nas suas realidades sociais”, defende Proença.

As inscrições para a roda de conversa, que será realizada por meio do Google Meet, devem ser realizadas na página do evento. As vagas são limitadas.