Prêmio Ciência

A disputa pode ser nas categorias pesquisador e pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalismo científico

Termina, na quarta-feira (5), o prazo de inscrições para o 33º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, organizado e executado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Pesquisadores, cientistas e jornalistas de todo o Paraná devem ler atentamente o regulamento do prêmio e inscrever seus trabalhos no site

Os autores concorrem ao prêmio de até 28 mil. Nesta edição, a premiação contempla as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais.

Os candidatos poderão concorrer nas categorias pesquisador e pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalismo científico.

O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia visa reconhecer e estimular a produção científica, tecnológica e de extensão, valorizando profissionais e jovens talentos que contribuem para o progresso do Estado.

Os candidatos serão avaliados por uma comissão composta por cinco profissionais de cada uma das áreas, vinculados a instituições de ensino e pesquisa de diferentes estados brasileiros.

Sobre o prêmio

O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia contempla a cada ano, em um sistema de rodízio, duas grandes áreas de conhecimento. Desde a criação do evento, em 1986, já são 120 premiados.

A ideia de criar o prêmio partiu do então presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Francisco de Assis Lemos de Souza, que encaminhou a sugestão ao Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec), em 1985.

O órgão formou uma comissão para examinar o pleito, e, com o apoio da comunidade científica paranaense, a condecoração foi instituída pelo governador José Richa por meio do Decreto nº 7.745 de 1986.

Ao longo do período de vigência do Prêmio, algumas alterações foram necessárias, mas os seus objetivos continuam os mesmos: reconhecer e estimular a produção científica e tecnológica paranaense, valorizando os profissionais e os jovens talentos que, por meio de suas pesquisas, contribuíram para o progresso do Estado.

Com a inclusão das categorias Inventor Independente e Jornalismo Científico, em 2008 e 2009, respectivamente, a premiação busca ainda incentivar e dar visibilidade à inovação individual e à divulgação de temas científicos relevantes para a sociedade.

Em caso de dúvidas o interessado pode entrar em contato por meio do telefone (41) 3281-7339 ou e-mail imprensa@seti.pr.gov.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Seti