live breno jokempoAspectos simples como a interação de bactérias podem ser simulados pela lógica do Jokenpô

Está marcada para dia 22, próxima quarta-feira, a live Fazendo Física com o Jogo Rock – Paper – Scissor. A conversa fica por conta do professor da Pós-Graduação em Física, da Universidade Estadual de Maringá (PFI/UEM), Breno Ferraz de Oliveira, que também é diretor de Extensão, da Universidade.

Segundo o professor Breno, está é uma live sobre sistemas complexos. Mas, apesar do nome, o assunto é simples. “Mais especificamente, vou falar dos trabalhos com dinâmica de populações utilizando as regras do jogo pedra-papel-tesoura, também conhecido como Jokenpô. Por exemplo: imaginem três tipos de bactérias, a bactéria pedra, a bactéria papel e a bactéria tesoura. Agora imagine que vamos distribuir aleatoriamente essas bactérias em um espaço e permitir que elas se movimentem, reproduzam e compitam seguindo as regras do jogo pedra-papel-tesoura. Após muitas interações essas bactérias formam um padrão espacial de espirais. Nosso interesse está em estudar esses padrões e entender como eles se formam e avaliar aspectos e interações destes organismos como morte por inanição, mutação, mobilidade direcionada, entre outros”, explica o diretor da DEX.

A live pode ser assistida pelo Meet (meet.google.com/obq-twuc-nvg ) ou pelo Facebook (facebook.com/PFIUEM/live). O evento começa às 20 horas.