WhatsApp Image 2020 07 03 at 08.02.02

Organizado por docentes de Letras, evento visa propagar o Cordel como movimento de resistência literário e discursivo

Três poetas cearenses da literatura de cordel, todos da mesma família, farão palestras no dia 7 de julho, às 19 horas, numa live em homenagem ao também poeta cordelista e editor Rouxinol do Rinaré, como parte do 3º encontro do “Ciclo de Palestras Cordel em Exposição” ligado a um projeto de extensão coordenado por professores da área de Letras da Universidade Estadual de Maringá.

O projeto “Cordel em Exposição” se compõe a partir da proposta de uma exposição sobre a Literatura de Cordel e tem na coordenação os professores Hélcius Batista Pereira, do Departamento de Língua Portuguesa (DLP), e Margarida da Silveira Corsi, do Departamento de Letras Modernas (DLM) da UEM. 

O grupo conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Letras e História da UEM, todos “emprestando” seu olhar para essa manifestação poética tão própria da cultura popular brasileira.

Para acompanhar a live, cujo título é "Uma família feita de versos: homenagem a Rouxinol do Rinaré", é importante fazer a inscrição, gratuita, por meio do formulário disponível no endereço eletrônico. Segundo Helcius, as pesquisas do grupo ligado ao projeto de extensão abordam a história do cordel, os poetas, os temas, os gêneros, a materialidade do cordel, as adaptações da literatura para o cordel e do cordel para outras esferas de arte, além de realizar uma catalogação de obras, entre outros.

De acordo com o professor, que também é o coordenador-adjunto do curso de Letras da UEM, o propósito é propagar esse importante movimento de resistência literário e discursivo que é o Cordel. “Tudo isso será futuramente transformado em uma exposição aberta ao público”, antecipa ele. Por ora, conforme Helcius, os resultados do trabalho do curso estão sendo postados no site do projeto. Além disso, o projeto conta com atuação nas redes sociais para divulgar os eventos e difundir as coisas do cordel, na página do Facebook e no Instagram.

Como recorda a professora Margarida, na live, terceira do ciclo de palestras, a ser transmitida na plataforma do google meet, os poetas irão falar das obras deles e também do trabalho desenvolvido por Rouxinol do Rinaré, codinome de Antônio Carlos da Silva, um celebrado escritor e cordelista brasileiro, nascido em Rinaré, Quixadá, interior cearense.

De acordo com ela, a família, incluindo o homenageado, sempre cultivou a arte popular, sobretudo a literatura de cordel. Os três têm diversas obras publicadas, entre folhetos e livros, além de vários prêmios conquistados.

Para Margarida, a live será um momento para homenagear uma pessoa que produz, publica e ensina, lembrando que todos eles visitam as escolas para ensinar as crianças a escrever e conhecer este gênero literário escrito na forma rimada, originado em relatos orais e impresso em folhetos. 

Os poetas são ainda, segundo a professora, pessoas que lutam pelo progresso e o reconhecimento do Cordel como qualquer outro gênero literário e não apenas uma literatura marginal.

WhatsApp Image 2020 07 03 at 08.01.31

o cordelista "Rouxinol do Rinaré" será o homenageado na live

Os poetas

Julie Ane é poeta, pedagoga, produtora cultural e editora. Possui oito livros editados e distribuídos nacionalmente em programas de educação. Em 2010, teve a obra "A Cigarra e a Formiga - Nova Fábula em Cordel" classificada no Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel - Edição Patativa do Assaré, do MINC (antigo Ministério da Cultura), o que lhe permitiu destaque nacional ao lado de grandes nomes do cordel. 

Como agente e publisher, já editou e coeditou cerca de 100 títulos, dentre eles o primeiro livro do global Bráulio Bessa, intitulado "Poesia com Rapadura", obra considerada um best-seller com mais de 100 mil exemplares vendidos. Atualmente, desenvolve consultorias editoriais e pedagógicas, ministra aulas ligadas ao mercado editorial e está trabalhando num selo feminino com publicações a serem lançadas em breve. 

Evaristo Geraldo da Silva é poeta cordelista com dezenas de livros e uma centena de folhetos publicados. Teve o livro “A incrível história da Imperatriz Porcina” selecionado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará para a EJA, a Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino criada pelo governo federal. 

Escreve especialmente romances de cordel de diversas temáticas, entre folhetos biográficos e adaptações literárias. “A dama das camélias” (edição editora Nova Alexandria-SP) foi adotado pelas escolas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, obra também adotada pelo PNBE/Proprama Nacional Biblioteca da Escola (2012). Teve ainda o livro infantil “O fogo de Minarã” (Cordel ilustrado, Conhecimento Editora) premiado, em 2010, no Edital para autores cearenses, categoria Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura Infantil.

Godofrêdo Solon Batista da Silva (Fred Silva) é poeta cordelista, professor de Português. Começou a escrever os primeiros versos aos 14 anos de idade por influência do irmão Antônio Carlos (Rouxinol do Rinaré). Em princípio, o poeta iniciou com sonetos e hoje escreve literatura de cordel. A maioria dos trabalhos poéticos dele são de caráter educativo, com destaque para “Ricardo Pontes Real e a Dama Misteriosa” (Ensinamento Editora-2010); “A Incrível História de Hércules e seus 12 Trabalhos” (Editora Luzeiros – 2012); “O ratinho do interior e o ratinho da cidade (participação em Sete Fábulas em Cordel,  Editora Imeph - 2013)”, “A História do Educador Paulo Freire” (Rouxinol do Rinaré Edições - 2019), entre outros.

Antônio Carlos da Silva, conhecido como Rouxinol do Rinaré, é um celebrado escritor e cordelista brasileiro, nascido em Rinaré, Quixadá. Estreou em 1999 e publicou mais de oitenta títulos de Literatura de Cordel, incluindo romance, peleja, ABC, gracejo, biografia, didático e adaptações 

Publicou também 20 livros (infantil e juvenil), por diversas editoras do País. Rouxinol recebeu vários prêmios nacionais e já foi homenageado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). É referência junto a outros cearenses, no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, e o trabalho dele foi citado nos principais jornais e revistas brasileiros e na França, nas revistas Latitudes, Quadrant e Infos Brèsil.