servico social.jpg

Projeto é uma proposta ao aumento da violência doméstica com o intuito de promover uma reflexão por meio da produção de material midiático

O Evento de extensão, ‘Combate às violências: da quebra do silêncio ao grito da liberdade e justiça social’, do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Câmpus Ivaiporã vem ganhando grande destaque pelos excelentes resultados obtidos tanto na comunidade, quanto na formação profissional dos graduandos.

Dentre os materiais produzidos pelos alunos do Curso de Serviço Social estão vídeos sobre violência doméstica contra criança e adolescente e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a violência decorrente de orientação sexual; produção e divulgação de cartazes e cartilhas, inclusive, com relatos de crianças e adolescentes sobre os temas em questão.

Segundo a professora Vanessa Machado, uma das coordenadoras do projeto, o trabalho frente a essa profissão tem atuação na perspectiva dos direitos humanos, “e é necessário ver nestas ações uma oportunidade de levar a informação para mais pessoas, de forma mais leve e lúdica. O sucesso e aceitação desse projeto podem ser medidos levando em consideração número de curtidas e compartilhamentos nas redes sociais do curso”, explica Machado.

A professora Claudiana Tavares relata que “o projeto tem surpreendido, tanto pelo engajamento dos alunos no encaminhamento das ações, quanto pelo público abordado nos materiais produzidos e pelo alcance que estamos atingindo. É muito satisfatório ver que mesmo em um momento difícil como este, conseguimos nos superar e contribuir com uma sociedade melhor, mais justa, menos violenta”.

O material produzido vem sendo divulgado, semanalmente, nas páginas sociais do Curso de Serviço Social, no Facebook, YouTube e Instagram.

servico social2.jpg

"Teve um certo dia que eu estava indo pra faculdade, onde passou um carro ao meu lado, e abriram a janela, falaram algo que eu não ouvi e me jogaram água. Foi a primeira vez que eu fiquei extremamente triste e chateado por isso ter acontecido, pois relembrei de tudo o que já havia passado e superado". Relato de violência/preconceito como esses estão disponíveis no Fecebook do Curso de Serviço Social/UEM.