intercambstas umuaramaInformações farão parte de um boletim sobre a situação da Covid-19 no município

 

Médicas bolsistas que fazem parte do projeto de extensão de combate ao coronavírus, coordenado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentaram dados sobre a ocorrência da Covid-19, no município de Umuarama.

Segundo a coordenadora do Projeto da UEM na cidade, a professora Juliana Scanavaca, a iniciativa conta com bolsistas médicas, que estão executando ações no Comitê de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE), na Secretaria Municipal de Saúde Umuarama. As bolsistas juntamente e a equipe do COE estão finalizando a elaboração de um novo boletim, que permitirá uma análise semanal da evolução epidemiológica no município. Os dados são da Secretaria de Saúde de Umuarama e do COE, que fazem o levantamento, acompanhamento e registro de todos casos. A sistematização deles em um boletim trará detalhes importantes sobre os casos – suspeitos e confirmados – da doença, como a incidência por faixa etária, gênero, por bairro e região da cidade, conforme a localização das unidades básicas de saúde (UBS).

As bolsistas médicas Bruna Flavia Lago dos Reis, Mayara Heloisa Góis Basaglia e Rosita Emanuela Matos de Souza foram responsáveis por dar detalhes destes dados, na exposição realizada na Prefeitura de Umuarama, no dia 18 de junho, que contou com a presença da secretaria de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini Monteiro da Silva, e toda a equipe técnica do COE. Todos puderam opinar sobre a apresentação dos dados na publicação com algumas sugestões de modelos de planilhas e gráficos, a partir de um esboço do novo boletim.

“Sabemos que o objetivo principal da epidemiologia é melhorar a saúde da população. E o Projeto da UEM está auxiliando o município de Umuarama nesse caminho a partir da atuação efetiva dos bolsistas na equipe técnica do COE. Com os novos estudos dos dados epidemiológicos da Covid-19 no município, poderemos delinear análises apropriadas para responder questões específicas a respeito da doença. Por exemplo: a sua evolução, as formas de prevenção, promoção da saúde e auxiliar no desenvolvimento de políticas de saúde. O novo boletim também poderá informar à população dados específicos da incidência nos bairros, quais regiões da cidade são mais afetadas, quais as comorbidades que mais aparecem nos casos suspeitos e notificados”, explica a professora Juliana.

Estavam presentes, também, na reunião na prefeitura a chefe de Divisão da Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro, e o diretor de Atenção Primária, Elizeu Ampessan, ambos da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto "Ações de extensão contra o novo Coronavirus", coordenado pela UEM, é uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Chamada Pública No. 09/2020, da Fundação Araucária, que viabiliza as bolsas, em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Reportagem com informações da Prefeitura Municipal de Umuarama.