penitenciario umuarama

21 bolsistas de um projeto da Universidade atuam na região no apoio à ações da pandemia

Começou a funcionar na terça-feira (17), em todas as unidades prisionais dos municípios que integram a 12ª Regional de Saúde, de Umuarama, o novo fluxo de atendimento à pessoa privada de liberdade, que visa empreender medidas para minimizar as chances de contágio de Covid-19, no sistema penitenciário regional. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participa desta iniciativa, por meio da atuação de profissionais de Saúde do Projeto "Ações de extensão contra o novo Coronavirus", viabilizado pelo Governo do Paraná, por meio da Chamada Pública No. 09/2020, da Fundação Araucária, em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A chefe da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, enfermeira Viviane Herreira, explicou que o fluxo segue uma determinação do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde – SESA, que está atuando em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná – SESP. A UEM participa oferecendo profissionais, que foram selecionados para participar de ações de suporte à pandemia em diferentes regiões do Paraná.

Na região de Umuarama, passam a atuar uma enfermeira e uma técnica de enfermagem do projeto. Elisandra de Jesus Sangalli Martins e Franciele Aparecida Gimenes da Rocha Ribeiro se  unem a um médico e uma auxiliar de enfermagem do Departamento Penitenciário de Umuarama, para reforçar a triagem, isolamento e testagem dos detentos. O reforço na equipe de saúde de Umuarama foi solicitada a UEM/Fundação Araucária, junto a 12ª Regional de Saúde.

A responsável do Projeto da UEM, em Umuarama, professora Juliana Scanavacca, disse que as bolsistas irão desenvolver ações extensionistas de atendimento à população carcerária, voltada à prestação de orientações, cuidados e combate a Pandemia de novo Coronavírus. “O projeto tem essa característica de reforçar as equipes das Regionais de Saúde que estão sendo contempladas na Chamada Pública através da Demanda Complementar. Sabemos da dificuldade que as Regionais de Saúde enfrentam em relação a profissionais de saúde durante a pandemia, muitos afastamentos e sobrecarregados em virtude da necessidade desses profissionais na linha de frente. O projeto atua na 12ª Regional de Saúde com 21 bolsistas”.

Atualmente, 1.448 pessoas estão sob custódia do DEPEN, nas unidades prisionais de Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Pérola, Iporã, Alto Piquiri, Altônia e Icaraíma.

“Em Umuarama e região, procuramos cumprir todos os protocolos e ampliar o trabalho, através de parcerias locais, com a 12ª Regional de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. O objetivo é minimizar ao máximo o risco de contágio de Covid-19 e melhorar assim a qualidade de vida e de saúde da nossa extensa população carcerária”, destaca o policial penitenciário, Geraldo Andrade Coelho Pinto.

* Matéria com informações e foto do Jornal Movimento e Saúde.