art therapy 229312 1280

Graduação organiza atividades gratuitas, que terão certificados; inscrições estão abertas e são limitadas

Nos meses de junho e julho, a graduação em Artes Visuais, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai oferecer sete cursos e um evento de extensão. As propostas são gratuitas, serão certificadas e possuem vagas limitadas. Veja informações das atividades abaixo e também neste link, onde é possível se inscrever.

E agora now? Atravessamentos entre Arte e afins

Coordenado pela professora Roberta Stubs e organizado pelo DOBRA: Grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença, o evento de extensão propõe conversações entre artistas, pesquisadores, curadores e outros agentes culturais sobre diferentes temas em arte contemporânea e seus atravessamentos atuais.

E agora now

34ª Bienal: Arte e interculturalidade crítica

O curso de extensão tem o objetivo de analisar produções artísticas da 34ª Bienal de São Paulo que estejam relacionadas à perspectiva da interculturalidade crítica. Coordenado pela professora Sheilla Patrícia Dias de Souza, contará com a presença de Paulo Miyada, curador-adjunto da 34ª Bienal, intitulada “Faz escuro mas eu canto”.

34 Bienal Arte e interculturalidade crítica

Era uma vez… Docentes que se importavam com as imagens endereçadas aos alunos e alunas: Animações da Disney e enunciados de Gênero e Sexualidade

Este curso de extensão, coordenado pelo professor João Paulo Baliscei e organizado pelo ARTEI: Grupo de pesquisa em Arte, Educação e Imagens, propõe, entre seus objetivos, problematizar o caráter educativo e pedagógico de animações endereçadas às infâncias.

Era uma vez

Arte e educação infantil: ensinando e brincando de Arte com crianças de até cinco anos

O ARTEI também está realizando este curso de extensão, que propõe, entre seus objetivos, refletir sobre aspectos teóricos e metodológicos para o ensino de Arte na Educação Infantil.

Arte e Educação Infantil

Arte e diversidade na URSS: contribuições para os desafios contemporâneos

Ministrado pelos professores Luane Maciel Freire, Paulo Caldas Ribeiro Ramon, Sheilla Patricia Dias de Souza e Vinícius Stein, o curso de extensão objetiva contextualizar as políticas para a autonomia dos grupos étnicos e movimentos artísticos na União Soviética (URSS), de 1917 a 1930, e correlacionar as experiências desse contexto e período com os desafios contemporâneos.

URSS Image 2020 06 01 at 12.30.10

Imagens em movimento: Possibilidades educativas com recursos audiovisuais no Ensino Médio

Proposto pelos professores Eloiza Amalia Bergo Sestito Silva, Maddox Cleber e Rosiane Cristina de Souza, este curso de extensão apresentará possibilidades educativas com a linguagem audiovisual no contexto do ensino médio na atualidade.

Imagens em movimento

Interpretando imagens cinematográficas: do expressionismo alemão ao terror contemporâneo

Realizado pelas professoras Eva Alves Lacerda e Rosiane Cristina de Souza, o curso trará discussões sobre os elementos básicos da linguagem do cinema e contextualizará historicamente a corrente cinematográfica do expressionismo alemão, relacionando-a com as produções contemporâneas de cinema do gênero de terror.

Interpretando imagens cinematográficas

Percurso analítico em materialidades artísticas e midiáticas

Coordenado pela docente Renata Marcelle Lara, este curso oportuniza um olhar analítico-discursivo para diferentes materialidades artísticas e midiáticas, como performances, pinturas, memes, filmes, minisséries, entre outras, respaldado em conceitos centrais da análise de discurso de vertente francesa.

o percurso analitico

Reportagem atualizada em 01/06/2020 às 13h12.