pandemia no mundo

Eles serão ministrados pelo Google Meet, em junho e julho, com a colaboração de profissionais de outras universidades

O Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá está promovendo, pelo google meet, dois cursos de extensão para discutir o ensino de biologia na pandemia e a produção do conhecimento científico sob o enfoque dos estudos de gênero, com a colaboração de profissionais de outras instituições de ensino superior.

Os cursos serão ministrados em junho e julho, destinados aos estudantes de Ciências Biológicas, professores e pessoas interessadas, sob a coordenação da professora Fabiana Carvalho, do DBI.

As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados emitidos pela Diretoria de Extensão (DEX) da Universidade.

Confira as programações:

WhatsApp Image 2020 05 29 at 14.32.20

- Curso de extensão “O ensino de biologia em tempos de pandemia”, sempre das19h30 às 21h30. Inscrição pelo link.Tópicos: ensino de biologia e a Covid-19 (professora Fabiana Aparecida de Carvalho (DBI/UEM). Data: 22/06/2020; educação científica em tempos de catástrofes (professor Fábio Augusto Rodrigues e Silva (Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP). Data: 23/06/2020; a reestruturação do projeto político curricular (PPC) - curso de Ciências Biológicas e a profissão biólogo (professora FúlviaEloá Maricato (DBI/UEM). Data: 29/06/2020; a vida para a biologia: epistemologia em tempos de Covid-19 (professoras Maria Júlia Corazza e Jéssica Laguilho Rodrigues (DBI/UEM). Data: 30/06/2020; o uso das novas tecnologias em tempos de Covid-19: ambientes virtuais de aprendizagem (professor Paulo Inada (DBI/UEM). Data: 6/07/2020; o uso das novas tecnologias em tempos de Covid-19: novas tecnologias e a mediação pedagógica (professor Paulo Inada (DBI/UEM). Data: 7/07/2020; e relações ciências - tecnologia - sociedade e ambiente em tempos de pandemia (professores Ana Tiomi Obara e André Luís de Oliveira (DBI/UEM). Data: 13/07/2020.

Também ocorrerão a avaliação e algumas estratégias didáticas no contexto da pandemia (professoras Andressa Barbosa dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática/PCM/UEM), Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira (DBI/UEM). Data: 14/07/2020; e a avaliação e encerramento das atividades do curso (professora Fabiana Aparecida de Carvalho (DBI/UEM). Data: 20/07/2020.

WhatsApp Image 2020 05 29 at 14.27.25

- Curso de Extensão “Gênero, feminismo e biologia - olhares não deterministas”, sempre das 14 às 16 horas. Inscrição pelo link.Tópicos: gênero: a evolução de um conceito (professora Fabiana Aparecida e Carvalho (DBI/UEM). Data: 2/07/2020; epistemologia feminista e saberes situados na produção do conhecimento científico (professora Fabiana Aparecida de Carvalho (DBI/UEM). Data: 9/07/2020; gênero e biologia: novos olhares sobre o conhecimento biológico (professora Fabiana Aparecida de Carvalho DBI/UEM). Data: 16/07/2020; decolonialidade - gênero – biologia (professor “Maddox” Cleberson Diego Gonçalves (Departamento de Teoria e Práticas da Educação/DTP/UEM). Data: 23/07/2020; atividades didáticas com as temáticas gênero e sexualidade (professora Cássia Cristina Furlan (Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD). Data: 30/07/2020; debate do filme “Marie Curie e avaliação do curso”. Data: 31/07/2020.