nead normativa uem 2020 extensao

O documento foi enviado nesta segunda-feira para os coordenadores de curso e chefes de departamento

A Resolução 004/ 2020 do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sancionada pelo reitor Julio Damasceno, no último dia 13, suspendeu as aulas presenciais, em decorrência da Pandemia da Covid-19. No mesmo documento, foi colocada a possibilidade dos docentes realizarem atividades de capacitação ou extensão, por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação, como por exemplo, as utilizadas pelo Núcleo de Educação a Distância da UEM.

Dessa forma, considerando a resolução, o NEAD-UEM elaborou uma instrução normativa para os Professores da Instituição que desejam ofertar cursos de extensão usando as Plataformas Moodle e MoodleP. O documento com os procedimentos é a INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 001/2020-NEAD, que está disponível no link:

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 001/2020-NEAD, de 22 de maio de 2020

O intuito desse documento é esclarecer e instruir os docentes da universidade sobre como se daria a parceria com o Núcleo, a quem devem ser direcionados os projetos, a importância de seguir as orientações da equipe de suporte técnico (TIC), realizar os tramites legais nos órgãos competentes, além de informar a atual capacidade de atendimento do Núcleo. “Considerando que o NEAD está com algumas limitações de atendimento em função do isolamento social”, explicou a Profa. Dra. Josimayre Novelli, diretora do NEAD-UEM.

Embora a Resolução 004/ 2020- CEP não especifique quais plataformas poderiam ser utilizadas na oferta dos cursos de extensão, o NEAD se coloca à disposição dos docentes da UEM para eventuais dúvidas em relação aos sistemas e ambientes virtuais do Nead. Além disso, informamos que, atualmente, 500 professores da Instituição estão participando do curso de extensão “Ambientação à Plataforma Moodle”, tanto aqueles que desejam realizar cursos em parceria com o Núcleo, ou usar a plataforma como uma ferramenta a mais de Ambiente Virtual.

Ou seja, “mesmo sendo um Núcleo que atende exclusivamente os cursos de EaD, o NEAD, em atendimento à Resolução 004/2020 CEP, apresenta essa proposta de parceria para os professores interessados”, esclareceu a Diretora Josimayre.

Os docentes da Instituição que desejam realizar cursos ou eventos de extensão em parceria com o NEAD-UEM devem enviar os projetos ou propostas no e-mail: sec-nead@uem.br .