aventura2015d

São os primeiros resultados de uma pesquisa em rede sobre territórios urbanos e oferta de programações esportivas

Estão abertas, pela Internet, as inscrições para o curso de extensão na modalidade aperfeiçoamento intitulado “Educação para o lazer por meio de práticas corporais de aventura”, que será ministrado de forma remota, gratuitamente, a partir de 1º de junho, numa parceria da Universidade Estadual de Maringá com outras instituições de ensino superior público do Paraná.

As vagas são limitadas e o curso, com carga horária de 180 horas, envolve a leitura semanal de textos, cumprimento de tarefas quinzenais e participação nos debates, videoconferências e assistência de vídeos.

Também gratuito, o curso, via sistema Moodle, é direcionado a universitários, órgãos públicos e à entidades envolvidas com a execução de projetos esportivos em territórios urbanos com vulnerabilidade social.

A parceria da UEM, neste caso, é com a Rede Cedes de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer, com a participação das universidades estaduais do oeste do Paraná (Unioeste); do Centro-Oeste (Unicentro); de Londrina (UEL); e de Ponta Grossa (UEPG), mais a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Cedes funciona como um centro, financiado com recursos financeiros federais, para desenvolver pesquisas que melhorem as políticas públicas de esporte e lazer.

rede cedes

Um dos projetos vinculados à Rede é sobre Territórios Urbanos e oferta de programações esportivas. O curso foi organizado a partir dos primeiros resultados da pesquisa ligados ao projeto.

Essa é a primeira ação em nível estadual visando repassar à comunidade os resultados parciais de estudos sobre como atuar pedagogicamente com esporte na perspectiva educacional e inclusiva.

Para tanto, as práticas corporais de aventura foram selecionadas por serem ainda uma dificuldade identificada nas aulas de Educação Física, projetos sociais e iniciativas públicas-estatais.

O curso se estenderá até agosto e será ministrado para atender a demanda em três regiões do Estado: litoral, noroeste e oeste. O conteúdo será ministrado por pesquisadores da UEM, UFPR e Unioeste, todos ligados à Cedes Paraná. Eles também farão participação, contribuindo com a formação pesquisadores de outras universidades do País.

Conteúdo programático do curso

Introdução aos Estudos do Lazer na perspectiva da Educação Física: 1º a 15 de junho de 2020

Planejamento, ensino e avaliação de Práticas Corporais de Aventura na Escola: 15 a 30 de junho de 2020

Técnicas de Parkour, Slackline, Orientação, Skate, Escalada: 1º a 15 de julho de 2020

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Práticas Corporais de Aventuras: 15 a 31 de julho de 2020

Produção de materiais didáticos interativos de Práticas Corporais de Aventura:1º a 18 de agosto de 2020

Demais informações podem ser obtidas com o coordenador do curso, professor Giuliano Pimentel, do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM, pelo e-mail ggapimentel@uem.br.