Foto 3- Várias maneiras de se usar o gancho.JPG

Professores e alunos da UEM desenvolveram alternativas para evitar contato com maçanetas e interruptores

Com o objetivo de oferecer maior segurança aos profissionais e alunos do Laboratório de Ensino e Pesquisa e Análises Clínicas (Lepac) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Departamento de Engenharia Mecânica (Dem), juntamente com o Departamento de Engenharia de Produção (Dep) produziram dispositivos e ganchos individuais para garantir maior segurança aos profissionais e alunos do laboratório, que estarão envolvidos com os exames da Covid-19.

Segundo Gislaine Camila Leal (Dep) e Wagner André dos Santos Conceição (Dem), o gancho individual para abrir portas é um objeto muito fácil de manipular e vai ajudar na proteção e não disseminação do coronavírus. “O dispositivo é basicamente uma peça desenvolvida para abrir portas e/ou apertar botões sem que seja preciso tocá-los. O gancho foi feito em impressora 3D utilizando como material o polímero ABS, que possui uma forte resistência mecânica, pode ser exposto ao sol e suporta altas temperaturas” explicam.

foto 1.jpg

Fabricação do gancho em impressora 3D.

“Antes de serem feitos os ganchos e os dispositivos, nós realizamos uma consulta da necessidade de alternativas para evitar o contato manual com objetos altamente infectantes e parece que serão bem aceitos pelos profissionais que trabalham em áreas de mais risco” justifica Dennis Bertolini, coordenador do Lepac.

O aluno do curso de mestrado em Engenharia Mecânica, Dário Machado Júnior, explica que, junto com o professor Wagner André dos Santos Conceição, também desenvolveram um adaptador para maçanetas circulares, que só seriam possíveis de abrir com as mãos. O adaptador permite a abertura das portas com o cotovelo.

foto 2.jpg

Suporte desenvolvido para abrir portas de maçanetas redondas, com os cotovelos.

Para ambas peças foram desenvolvidos, por Nathalia Wisniewski Siqueira, aluna de Mestrado em Engenharia Mecânica, um manual para mostrar como os instrumentos funcionam. Esse material explicativo será colocado nas portas e locais onde as pessoas utilizarão esses equipamentos.