site nead novo 2020

Endereço é https://portal.nead.uem.br

O site do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual de Maringá foi repaginado tanto em layout quanto em conteúdo. Por meio do Portal do NEAD toda a comunidade acadêmica já pode realizar cursos e capacitações em EaD. A necessidade dessa atualização se deu principalmente pelo momento que estamos vivendo de Pandemia do Covid-19 e isolamento social.

A professora Josimayre Novelli, diretora do Núcleo, explicou que as ferramentas tecnológicas, assim como a Plataforma Moodle (sistema de ensino online) podem ser utilizadas para auxiliarem as atividades acadêmicas de forma remota. Portanto, o NEAD, que já tem domínio dessas novas tecnologias por oferecer cursos de graduação e pós graduação na modalidade a distância, disponibilizou cursos de extensão e capacitação ofertados pelo Núcleo, além de videoaulas e todo material pedagógico desenvolvido (via Repositório) em parceria com os cursos de graduação e pós via Universidade Aberta do Brasil (UAB) (Programa que financia a EaD pública no País).

Além das capacitações ofertadas pelo Núcleo, a equipe de professores multidisciplinar fez uma seleção de cursos de diversas plataformas digitais livres, focando na capacitação de docentes e também da comunidade externa. No ícone “Capacitação EaD”, os interessados em aprimorar seu conhecimento em EaD podem procurar os cursos por temas, como Gravação de Videoaulas; Capacitação Moodle; Materiais Didáticos na EaD, enfim, são diversas opções que foram criteriosamente selecionadas para esse momento inesperado, que está afetando a Educação em todo o País.

“O Portal do Nead tem o objetivo de capacitar docentes e toda comunidade acadêmica e a comunidade externa na oferta dos cursos e auxiliar com os tutoriais para a utilização das ferramentas tecnológicas durante esse período de Pandemia”, comentou a Professora Josimayre. Como a Universidade Estadual de Maringá atende aos decretos do Governo do Estado (no 4.230 e no. 4.258), a Nota Deliberativa do Conselho Estadual de Educação do Paraná (no. 01/2020), a Portaria no. 122/2020 do Gabinete da Reitoria da UEM e as recomendações da Organização Mundial da Saúde, as atividades presenciais ainda continuam suspensas, sem uma definição ainda sobre o Calendário Acadêmico.

Nesse cenário de quarentena e isolamento social, apostar em cursos de capacitação docente em EaD de forma remota pode contribuir para a formação docente continuada de professores que se interessam em atuar nessa modalidade de ensino, bem como com a formação de alunos da graduação e pós-graduação da nossa universidade. Para ter acesso ao novo Portal é só acessar o link: https://portal.nead.uem.br .