1ne6ilq15vlb3utnblk3lz3nkO produto pode substituir o álcool na limpeza de ambientes, porém, seu uso requer cuidados

Entre os produtos indicados para a desinfecção contra o coronavírus a água sanitária destaca-se, especialmente, na limpeza de pisos e outras grandes superfícies. Contudo, o uso do produto requer cuidados e concentrações específicas.

Tais indicações são encontradas no texto abaixo, elaborado pelos professores doutores Jesuí V. Visentainer, Emerson M. Girotto e Andrelson W. Rinaldi,  do Departamento de Química, e pela professora doutora Jeane E. L. Visentainer, do Departamento de Ciências Básicas da Saúde. Todos docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Eles adiantam que as pesquisas  experimentais que resultaram neste trabalho não foram realizadas na UEM. Os professores apenas fizeram uma busca de referências atuais sobre o tema e publicaram de uma forma simplificada, a titulo de orientação para a comunidade em geral. Trata-se, portanto, de um informativo de utilidade pública que explica, entre outras coisas, os cuidados necessários e como preparar as dosagens corretas para cada tipo de uso

 

USO DA ÁGUA SANITÁRIA CONTRA O CORONAVÍRUS

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde-OMS (em inglês WHO: World Health Organization), o coronavírus humano pode permanecer infeccioso em superfícies inanimadas (chão e certos objetos) por até 9 dias. Portanto, acredita-se que o SARS-Cov-2, causador da doença Covid-19, apresente um comportamento similar. Então, deve-se ter cuidado, pois os pneus dos automóveis podem trazer o vírus para as dependências de sua residência e a sola de calçados pode carregar o vírus para dentro das casas, hospitais, farmácias, supermercados, etc.

Embora o álcool líquido ou em gel 70% seja um dos produtos mais indicados para a desinfecção contra o coronavírus, torna-se impraticável usá-lo para limpar pisos ou grandes superfícies. Uma das alternativas contra o SARS-Cov-2 seria a água sanitária, um produto sanitizante que contém em sua formulação o hipoclorito, que por sua vez, gera cloro ativo que ataca e inativa o coronavírus.

Contudo, de acordo com orientações da OMS e recente publicação sobre agentes biocidas, a água sanitária deve ser usada com certos cuidados e em concentrações específicas para aplicações distintas. A tabela abaixo apresenta as concentrações indicadas para cada finalidade.

 

ConcentraçãoAplicações (recomenda-se usar borrifadores)
0,1%
É a concentração mais comum e usada no combate ao novo coronavírus.
- Objetos tocáveis: Maçanetas, corrimões, torneiras, interruptores.
- EPIs: Luvas não descartáveis, óculos de segurança de plástico, protetor facial do tipo visor.
- Móveis: camas, aparadores, cabeceiras, cadeiras, escrivaninhas, etc.
- Superfícies em banheiros: pia, vaso sanitário, aparadores, torneiras, azulejos, etc.
0,5%
A água sanitária nessa concentração é indicada, principalmente, para desinfecção de superfícies que possam conter secreções ou fluidos corporais de suspeitos de infecção.

- Pisos e calçadas.

- Objetos que façam contato direto com o chão: base de bengalas, de andadores, pneus, sola de calçados, etc.

 

Considerando a água sanitária produzida no Brasil, cuja concentração de hipoclorito encontra-se na faixa de 2,0 a 2,5%, siga as orientações abaixo para preparar soluções 0,1% ou 0,5%, de acordo com a aplicação pretendida.

 

Para preparar uma mistura a 0,1%

A mistura com água deve ser feita na proporção de: 1 medida de água sanitária para 19 medidas de água limpa (colocar primeiro a água limpa e depois a água sanitária). Recomenda-se o uso de copos descartáveis ou copos de plástico. Exemplo: em um balde, adicione 19 copos cheios de água limpa e, usando o mesmo copo, adicone 1 copo cheio de água sanitária. Para preparar maiores quantidades, multiplique na mesma proporção ou utilize recipientes de medição maiores.

 

Para preparar uma mistura a 0,5%

A mistura com água deve ser feita na proporção de: 1 medida de água sanitária para 3 medidas de água limpa (colocar primeiro a água limpa e depois a água sanitária). Recomenda-se o uso de copos descartáveis ou copos de plástico. Exemplo: em um balde, adicione 3 copos cheios de água limpa  e, usando o mesmo copo, adicione 1 copo cheio de água sanitária. Para preparar maiores quantidades, multiplique na mesma proporção.

 

Cuidados:

1-Em todas as situações, recomenda-se que, objetos, pisos ou azulejos sejam limpos com água e sabão antes da aplicação da água sanitária;

2-Preparar a solução de água sanitária em local arejado, de preferência com luvas;

3-A água sanitária não poderá estar vencida, e o frasco deve ser mantido sempre fechado, para evitar a evaporação do cloro, que pode fazer variar a concentração do princípio ativo;

4-Não misturar com outras substâncias: somente água sanitária e água limpa (da torneira);

5-A água sanitária pode manchar tecidos, couro ou madeira que contenham pigmentos (coloridos), por isso recomenda-se cautela;

6-Espere secar antes de manusear objetos ou transitar;

7-Em caso de problemas com o cheiro da água sanitária pode-se enxaguar ou passar um pano umedecido com água após 10 minutos da aplicação;

8-Para limpeza da sola de calçados, umedeça um pano com a solução e esfregue bem;

9-Recomenda-se a limpeza diária de locais de circulação pública ou em residências com suspeitos de infecção;                                       

10-Não armazene a mistura pronta, ela deve ser preparada no ato de usar. Se sobrar, jogue em ralos ou canaletas.

ATENÇÃO: Lavar as mãos com água e sabão continua sendo a principal recomendação nessa luta contra o coronavírus!

 

Referências

1.       Homecare for patients with COVID-19 presenting with mild symptoms and management of their contacts. Geneva: World Health Organization; 2020 (https://www.who.int/publications-detail/home-care-for-patients-with-suspected-novel-coronavirus-(ncov)-infection-presenting-with-mild-symptoms-and-management-of-contacts, acessado em 24 de março de 2020).

2.       G Kampf, D Todt, S Pfaender, E Steinmann. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and its inactivation with biocidal agents. Journal of Hospital Infection. Volume 104, Issue 3, March 2020, Pages 246-251.