2019 06 06 Fotos HUM UEM 118Profissionais e acadêmicos da área da saúde são chamados a trabalharem em ações de extensão de prevenção e combate ao coronavírus

O Governo do Paraná abriu nesta sexta-feira (20) um edital para a contratação imediata de profissionais e estudantes da área da saúde para reforçar as ações preventivas e os esclarecimentos sobre o coronavírus no Paraná. Serão destinados R$ 8 milhões para o pagamento dos bolsistas. A Superintendência Geral de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Fundação Araucária e Secretaria da Saúde irão coordenar o Programa que terá atividades desenvolvidas com apoio das sete universidades estaduais.

A proposta prevê a criação de uma Central de Informações, no formato call center, para atendimento telefônico com o objetivo de esclarecer dúvidas e fornecer informações relacionadas à prevenção e cuidados com a saúde na fase da pandemia. O atendimento será feito pelos bolsistas.

Outra ação será desenvolvida por enfermeiros e técnicos de enfermagem, que irão ajudar no monitoramento da condição das pessoas que passam pelos 33 postos de fronteira do estado.

Também está prevista a chamada de profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) para atuar em unidades de saúde, hospitais e outros estabelecimentos da Regionais de Saúde do Estado, prestando orientações, cuidados e combate ao coronavírus.

Os bolsistas reforçarão, ainda, o trabalho do Laboratório Central do Estado (Lacen) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

As cidades polos atendidas inicialmente são Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Bandeirantes, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Paranavaí.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo link http://setipr.net.br/covid19/ com envio on-line da documentação. A divulgação dos resultados e a contratação começam na próxima terça-feira (24), respeitando a ordem de inscrição. Serão contratados 788 bolsistas nesta primeira fase.

O edital completo está disponível neste link.