foto 2.jpg

A homenagem foi realizada pela EducaInova

As professoras Doutoras, Débora Sant’ana e Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram homenageadas em comemoração ao Dia da Mulher, em virtude aos diversos trabalhos desenvolvidos relevantes na área educacional e que muito contribuem para com a ciência.

O reconhecimento foi realizado pela EducaInova Hub Educacional, e também tem por natureza política a reflexão do papel da mulher e os desafios que enfrentam.

Segundo Dâmires Ferreira, Coordenadora do EducaInova, as professoras Débora e Linnyer foram homenageadas por serem mulheres de relevância na ciência e na área educacional. “São pessoas que nos inspiram, que se destacam e que são protagonistas de suas próprias histórias. A intenção não é apenas a homenagem, mas permitir também que as demais mulheres reflitam sobre o seu papel e os desafios que enfrentamos”.

Para Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, Professora Cientista, Diretora da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, as homenagens são honrarias que ela recebe com alegria. “Esta, em particular, vem acompanhada de muita responsabilidade porque estamos assumindo o compromisso de inspirar outras mulheres, de mostrar que embora improváveis aos olhos de muitos, nós somos possíveis. Contudo, jovens e suas famílias passam a enxergar novas possibilidades e assim, contribuímos para o surgimento de uma nova geração de mulheres na ciência. ” Conclui Linnyer que tem como destaque o projeto MannaAcademy, que visa o estímulo à formação feminina para as engenharias, computação e microeletrônica, com um propósito alinhado com o prêmio Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), lançado recentemente pelo EducaInova.

“Estou muito feliz! Nós mulheres somos batalhadoras, organizadas e a educação é uma área que tem uma presença feminina muito forte e esse reconhecimento é muito importante”. Explica a Prof. Dra. Débora Sant’ana, Pesquisadora e Pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, que foi homenageada por sua participação à frente ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), e dos projetos de formação continuada para professores da educação básica sobre iniciação científica da produção do conhecimento.

A EducaInova Hub Educacional

Entidade sem fins lucrativos, criada em 2019, que tem por objetivo contribuir para a discussão sobre inovações em processos e serviços das escolas públicas e privadas, fomentando, produzindo e estimulando a melhoria da educação e aprendizagem.