Lab Microbiologia e Microscopia de Alimentos 3

Cursos contemplados em edital 1/2019 do CNPq são Educação Física, Ciência de Alimentos e Biotecnologia

Como forma de apoiar a pesquisa científica e a formação de doutores em áreas estratégicas, três programas de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vão ser contemplados com subsídio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 1.325.320.

Os programas contemplados são: Educação Física Associado UEL-UEM, Ciência de Alimentos e Biotecnologia Ambiental. Ao todo haverá concessão de dez bolsas de doutorado (cada uma de R$ 2,2 mil ao mês por 48 meses), sendo que os bolsistas já estão sendo selecionados. Além disso, entre os três programas haverá distribuição de R$ 47,2 mil de auxílio financeiro e cinco bolsas de apoio técnico à pesquisa.

Marcia Edilaine Lopes Consolaro, diretora de Pós-Graduação na UEM, está orgulhosa por a UEM ter obtido esta conquista, concorrendo com outras universidades, algo que ocorreu devido aos ótimos conceitos dos programas selecionados. “Em um cenário nacional com corte de bolsas em programas stricto sensu, porque os recursos financeiros federais estão escassos, é extremamente importante conseguir bolsas de doutorado em projetos estratégicos para o desenvolvimento do país”, pontua.

Ainda de acordo com Consolaro, os programas de pós-graduação da UEM tendem a se fortalecer, inclusive podendo futuramente aumentar seus conceitos de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, Ciência de Alimentos tem nota 5; Biotecnologia Ambiental e Educação Física, 4. O máximo de nota para pós-graduação stricto sensu é 7.