2019 12 19 Assinatura Convenio UEM Prefeitura Creche 3728Pela parceria a Prefeitura de Maringá cederá o quadro de servidores e a Universidade oferecerá formação continuada aos profissionais, além de abrir vagas para a comunidade externa

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Foi assinado, hoje (19), o acordo de cooperação técnica entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Prefeitura de Maringá para a gestão da Creche “Pertinho da Mamãe”, que a partir do convênio firmado passará a atender dentro do modelo de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).  A mudança começa no nome da creche que foi alterado para  “CMEI Integrado à UEM”.

O convênio foi assinado pelo reitor Julio Cesar Damasceno, pelo prefeito Ulisses Maia e pela secretária municipal de Educação, Gisele Colombari, em cerimônia realizada na sala dos Conselhos Superiores da UEM. Convidados a pronunciarem-se os três gestores destacaram o propósito de fazer da creche da UEM um modelo para o município e, em uma dimensão maior, para o país, conforme destacou o prefeito.

Além de viabilizar a regularização da creche junto ao Núcleo Regional de Educação, a parceria também adequa o quadro de servidores, o qual passará a ser cedido pela Prefeitura. Entre educadores, pessoal administrativo e operacional o quadro deve chegar perto de 30 servidores.

Mais vagas

A secretária de Educação também anunciou a ampliação de vagas a partir do convênio. “A partir de levantamento feito constatou-se a capacidade de oferta de 178 vagas já em 2020”, diz Gisele Colombari..

No novo modelo, o CMEI da UEM  abrirá espaço também para a comunidade externa, lembrando que até aqui o serviço era exclusivo para os filhos de servidoras da UEM. “A partir do ano que vem 50% das vagas serão destinadas as servidoras da UEM e os outros 50% para o atendimento à comunidade da região”, diz a secretária, destacando que as inscrições deverão ser abertas em fevereiro.

O reitor da UEM pontuou que a ampliação da capacidade de atendimento da creche era um problema difícil de enfrentar sem a reposição de quadros de servidores. Segundo Damasceno, a parceria com o município ajudou a equacionar esta questão, permitindo que a UEM cumpra seu papel social, tanto com a comunidade interna quanto com aquela que está em seu entorno.

Damasceno ainda comenta que a contrapartida da Universidade no convênio se dá tanto pelo atendimento à comunidade externa quanto pela formação continuada aos profissionais cedidos pela Prefeitura.

Além disso, a creche se mantém como um campo de estudo para diversas áreas, como para pesquisas nas áreas da Pedagogia, da Psicologia da Educação, beneficiando acadêmicos da instituição.

O prefeito Ulisses Maia lembrou que o município mantém vários outros convênios com a UEM beneficiando a população em geral. Com relação ao CMEI da UEM, a proposta é aproveitar o potencial da Universidade para fazer dele um modelo dentro da rede municipal no atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade. ”A partir deste convênio queremos potencializar nossa rede municipal de educação que hoje está consolidada como uma das melhores do Brasil”, destaca Maia.

A cerimônia de assinatura também reuniu o professor Ailton José Morelli, atual secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, o vereador Carlos Mariucci (PT), o chefe de Gabinete e o pró-reitor de Recursos Humanos da UEM, Alessandro Santos da Rocha e Luis Otávio de Oliveira Goulart, respectivamente, além de servidores ligados à Secretaria Municipal de Educação.