2019 04 17 Visita Secretaria da Educação Gisele Colombari 5623

Em 17 de abril, Seduc reuniu-se com pró-reitorias e departamentos de Fundamentos da Educação e Teoria e Prática da Educação

Está sendo apreciado hoje (5) pelo Conselho de Administração (CAD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) o acordo de cooperação técnica que será celebrado entre a UEM e a Prefeitura de Maringá (PR). O documento é resultado de diversas discussões estabelecidas entre a universidade e a Secretaria Municipal de Educação, as quais visavam instituir colaboração na Creche “Pertinho da Mamãe”, também conhecida como Creche da UEM.

As discussões foram iniciadas no começo do ano, quando se observava a necessidade de regularização da creche junto ao Núcleo Regional de Educação. O acordo de cooperação viabiliza a questão e, ainda, adequa o quadro de servidores, o qual passará a ser cedido pela prefeitura. A intenção é “otimizar os recursos destinados, atendendo adequadamente as crianças e as mães que trabalham na UEM e utilizam o serviço”.

Um dos ganhos significativos é que a creche irá atender a partir do modelo de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), alterando seu nome para “CMEI Integrado à UEM”. Este fator é importante, pois estabelece a concordância com os atuais modelos praticados na educação infantil. Além disso, o acordo possibilitará ampliação do atendimento, passando a atender 174 crianças, sendo que 50% serão destinados aos filhos de servidoras da UEM e os outros 50% para a comunidade externa. Destaca-se, ainda, que o ciclo de atendimento foi ampliado de 0 a 3 anos para 0 a 5, gerando maior comodidade para as mães.

Segundo o acordo, todo o espaço onde a creche funciona será reformado e reestruturado. O local ainda possibilitará que a UEM tenha um campo de estudo para diversas áreas, como para pesquisas nas áreas da Pedagogia, da Psicologia da Educação, dentre outras.

Ressalta-se, ainda, que os trabalhos realizados na Creche “Pertinho da Mamãe” sempre cumpriram um papel importante para a universidade, sobretudo a partir dos servidores que desempenharam suas tarefas educativas. Neste momento, abrem-se outras possibilidades e o CMEI Integrado à UEM, reforçando o interesse da UEM em cumprir seu papel social, tanto com a comunidade interna quanto com aquela que está em seu entorno.

Reportagem atualizada em 06/12/2019 às 10h59.