WhatsApp Image 2019 11 27 at 16.54.44

Da esquerda: Ricardo Dias Silva, Sandro Lautenschlager, Bruno Nascimento, Andressa Sorian e Evandro Rodrigues

Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) levaram o primeiro lugar no Prêmio Academias do Sinduscon-PR/Noroeste (Sindicato das Indústrias da Construção Civil). Como gratificação, ganharam R$ 2 mil.

A pesquisa premiada é intitulada como “Internet das coisas (IoT) na automação e controle da construção civil: desenvolvimento de um smart sensor para redução dos riscos durante a construção e a operação das edificações”.

São autores: Sandro Rogerio Lautenschlager, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Evandro Junior Rodrigues, professor do Departamento de Engenharia Civil, Bruno Cézar do Nascimento, mestrando em Engenharia Urbana, e Andressa Eduarda Sorian, graduanda em Design.

De acordo com Lautenschlager, a equipe desenvolveu uma válvula inteligente (Smart Valve), que se comunica com um aplicativo de celular. Mede o consumo de água e pode ser aberta e fechada em horários programados, “proporcionando segurança no controle de fluxo, tanto na fase de construção, quanto após esta etapa”, e, assim, otimiza o trabalho na construção civil e evita danos.

O grupo de pesquisa premiado tem o Smart Valve e mais dois projetos dentre os cem contemplados pelo programa Sinapse da Inovação Paraná.

Premiação – A cerimônia ocorreu no dia 22, em Maringá (PR), durante o Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação. Ricardo Dias Silva, vice-reitor da UEM, prestigiou a solenidade.