Nupelia e a ANA

Núcleo da UEM participou de reunião sobre estudo coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Fotos: Wladimir Marques Domingues

A Base Avançada de Pesquisas do Nupélia em Porto Rico, noroeste do Paraná, sediou entre os dias 3 e 8 de novembro, a reunião de Discussões e Integração de Resultados de um estudo coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) na Região Hidrográfica do Pantanal.

Nupélia é a sigla para o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele desenvolve projetos de pesquisa em reservatórios de vários estados do Brasil e ambientes naturais, como a planície de inundação do alto rio Paraná, na região de Porto Rico.

O núcleo conta com vários laboratórios de diversas especialidades, além de biblioteca setorial cujo acervo é direcionado para a ecologia de água doce.

O estudo coordenado pela ANA é multidisciplinar e representado por diversas áreas do conhecimento como Hidrologia e Sedimentologia, Qualidade de Água e Hidrossedimentologia, Ictiofauna, Ictioplâncton e Pesca e Socioeconomia e energia.

A integração dessas diversas áreas e seus resultados tem como objetivo auxiliar na gestão da maior área úmida contínua do mundo, um bioma extremamente rico e diverso, além de fazer parte das ações do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Paraguai.

Estiveram presentes na reunião em Porto Rico mais de 30 participantes, entre técnicos da ANA, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Mato Grosso (MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal - Mato Grosso do Sul (MS), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Brasília (UnB)/Distrito Federal.

Também compareceram os pesquisadores do Nupélia/Programa de Pós-Graduação em Ambientes Aquáticos Continentais (PEA)/UEM, Andréa Bialetzki (coordenadora institucional), Angelo Antonio Agostinho, Carla Simoni Pavanelli, Diego Corrêa Alves, Luiz Carlos Gomes e Wladimir Marques Domingues.